Inscrições abertas para a CNH Social

Para quem deseja ter Carteira Nacional de Habilitação – CNH e ainda não pode realizar esse sonho, o programa CNH Social está com as inscrições abertas. É habilitação gratuita para novos motoristas ou aos que desejam adicionar mais uma categoria à sua carteira.

Os candidatos poderão se capacitar para futuramente atuar como condutor de ônibus, motoboy, caminhoneiro, frentista e ter mais chances de entrar ou se reposicionar no mercado de trabalho.

Serão disponibilizadas 6 mil vagas no Espírito Santo, 3 mil para a região metropolitana e 3 mil para a o interior do Estado. Para o Governo a Assistência Social funciona como porta de entrada para o acesso às políticas públicas, que na qualificação profissional e na inclusão produtiva são as principais portas de saída.

Em 2011 e 2012 cerca de mil capixabas foram beneficiados e já estão com suas CNHs em mãos e até 2014, ao todo, serão beneficiados 10 mil cidadãos no Espírito Santo.

Quem pode se inscrever:

Pessoas residentes no Espírito Santo com renda familiar de até dois salários mínimos e que se enquadrem em uma das categorias abaixo:

·       Desempregados há mais de um ano, devendo esse fato ser comprovado pela Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;

·         Candidatos que nunca tiveram experiência formal junto ao mercado de trabalho, desde que tenham CTPS expedida há mais de um ano, a data de inscrição do projeto;

·        Candidatos empregados que recebam até dois salários mínimos, devendo ser comprovado pela CTPS ou contracheque do mês da inscrição no projeto CNH Social;

·          Beneficiário do Bolsa Família;

·       Alunos da Rede Pública Municipal, Estadual e Federal com bom desempenho escolar comprovado;

·         Ex-presidiários.

Para efetuar sua inscrição, tenha em mãos:

·         Carteira de Identidade ou outro documento oficial com foto;

·         Cadastro de Pessoa física – CPF;

·         Comprovante de residência ou domicílio do município onde mora;

·    Carteira de Trabalho e Previdência Social CTPS (número, série e data de expedição e demissão);

·         Documento que comprove o número de dependentes do candidato: certidão de nascimento do(s) filho(s), certidão de casamento e/ou certidão de união estável pública registrada em cartório.

Estudantes devem apresentar

Declaração do Diretor da escola pública ou do Secretário de Educação informando a média global do aluno, número de faltas e número de reprovações.

Para os alunos do Ensino Supletivo, a declaração será emitida pela Gerência de Avaliação da Secretaria Estadual de Educação – SEDU (capital) ou Gerência Regional de Educação (interior), onde deverá constar a média global do aluno, número de faltas e número de reprovações.

Beneficiários do Bolsa Família, apresentar:

·        Cartão ativo de participação no programa Bolsa Família (número do cartão e/ou Número de Identificação Social – NIS).

·         Certidão de Aptidão do cartão Bolsa Família emitida pelo CRAS.

Ex-presidiários devem apresentar:

Declaração expedida pela Secretaria de Estado da Justiça, atestando que o ex-presidiário está apto para se empregar, e/ou Alvará de Soltura que contenha a data da sua saída e a data da extinção da pena.

Outros requisitos

·         Saber ler e escrever.

·        Possuir Carteira de Trabalho e Previdência Social, CPF, Carteira de Identidade ou outro documento oficial com foto;

·         Ser maior de 18 anos e legalmente capaz de responder por atos ou crimes;

·         Não estar, administrativamente e judicialmente, impedido de possuir Carteira de Habilitação.

O Candidato deve se enquadrar em uma das categorias e atender aos requisitos citados, caso contrário será automaticamente desclassificado.

Observações:

Antes de finalizar sua inscrição, releia todas as informações que você inseriu.

Os documentos correspondentes aos dados informados no ato da inscrição deverão ser apresentados na FASE DA APROVAÇÃO, em vias originais acompanhadas de suas cópias.

Inscrições:

Mais informações: