Inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa são prorrogadas até o dia 15 de maio

Os professores de Língua Portuguesa que atuam na rede pública de educação interessados em participar da 4ª edição da “Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro” terão mais uma oportunidade para se inscreverem. O prazo de adesão ao concurso foi prorrogado até o dia 15 de maio. Para se inscrever basta acessar o endereço eletrônico www.escrevendoofuturo.org.br.

Podem participar os profissionais que lecionam para turmas do 5º ao 9º ano ou 4ª a 7ª séries do ensino fundamental ou nas classes de aceleração equivalentes a estas séries; e nos três anos do ensino médio. Os professores que atuam em mais de uma escola deverão realizar a inscrição para cada uma delas, garantindo a participação de todos os alunos. Quem desejar também pode solicitar a participação em mais de uma categoria.

Tema

Para este ano, a competição terá o tema “O lugar onde vivo”. O objetivo é incentivar os estudantes a resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

As produções textuais serão divididas em quatro grupos: Poema, que engloba o 5º e 6º ano (4ª e 5ª séries) do ensino fundamental; Memórias Literárias, com participantes da 7º e 8º anos (6ª e 7ª séries) do ensino fundamental; Crônicas, destinado ao 9º ano (8ª série) do ensino fundamental e ao 1° ano do ensino médio; e Artigo de Opinião, para o 2º e 3º ano do ensino médio.

Etapas

A seleção dos textos vencedores ocorrerá em cinco etapas. A primeira será na escola, quando as unidades de ensino farão oficinas de onde sairão as produções que irão concorrer. Ao final desta etapa, um texto por categoria será selecionado e enviado à coordenação da olimpíada até o dia 15 de agosto. Em seguida, será realizada a fase municipal, quando serão escolhidos os participantes que vão continuar na disputa.

Os classificados serão enviados para a fase estadual, quando serão conhecidos os semifinalistas que vão compor a seleção regional. Desta, sairão os 152 trabalhos que vão participar do encontro nacional em Brasília. Vinte produções serão anunciadas vencedoras, sendo cinco para cada categoria.

Prêmios

Além dos alunos, os professores poderão concorrer a prêmios, ainda, por meio do Relato de Prática, um diário contendo as experiências com a realização das oficinas desenvolvidas nas escolas, tais como as dificuldades encontradas, seus acertos e suas reflexões. Os autores dos 28 relatos selecionados na etapa regional receberão um notebook cada um.

Já os vencedores nacionais serão premiados com uma medalha, um notebook e uma impressora, tanto para o aluno quanto para o orientador. A escola irá receber 10 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e diversos livros.

Escrevendo o Futuro

A “Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro” é resultado da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Instituída em 2008, a competição tem o intuito de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita.

Informações Adicionais:
Central de Atendimento da Olimpíada
Tel.: 0800-771.9310 (ligação gratuita)
Portal da Olimpíada
www.escrevendoofuturo.org.br