Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Juizado Itinerante atende 200 pessoas em Baixo Guandu

A equipe multidisciplinar, policial e da Defensoria Pública que atua no Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, que esteve em Baixo Guandu na última semana, de 02 a 06 de junho, realizou abordagens de rua, em torno do ônibus, com distribuição de panfletos, cartilhas e folhetos informativos. No atendimento ao público, a equipe deu orientações e conscientizou mulheres e homens sobre os direitos da mulher. Aproximadamente 200 pessoas receberam as informações, por meio de conversas e cartilhas, além de livros compilados de legislação, dentre outros.

No atendimento individualizado, no interior do ônibus, seis casos receberam orientação quanto às medidas cabíveis. Foram três boletins de ocorrência confeccionados; duas decisões concessivas de medidas protetivas; e uma decisão de decretação de prisão preventiva.

Ônibus

Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha é um ônibus adaptado para atender às necessidades técnicas do Judiciário relativas à violência doméstica. Dentro dele há cinco salas, uma para a equipe multidisciplinar, onde psicólogos e assistentes sociais prestam atendimento a mulheres vítimas de violência ou a seus familiares; da Defensoria Pública; sala da Delegacia da Mulher, e sala de audiência – onde o juiz ouve as partes e as testemunhas – e o cartório do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha.

A iniciativa, da Coordenadoria de Violência Doméstica contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), em parceria com a Prefeitura do Município, a Defensoria Pública e a Polícia Civil, consiste no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, por meio da confecção de Boletins de Ocorrência (B.O.), assistência jurídica, eventual concessão de medida protetiva, bem como trabalhos de divulgação e conscientização sobre a Lei Maria da Penha, com distribuição de cartilhas e panfletos.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias
Fabiano Damasceno
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914
Edição: Eduardo Candeias
Foto: TJES