LAMA NO RIO DOCE. Informações Atualizadas

Atualizado às 15h40

Detritos chegaram a Itueta (MG) nesta tarde e deverão aparecer em Baixo Guandu nas primeiras horas da próxima terça-feira, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Medidas para garantir o abastecimento de água estão sendo tomadas para que a população sinta o menos possível os efeitos da tragédia.

Ainda assim, a interrupção do abastecimento de água poderá ocorrer a qualquer momento.

A Prefeitura Municipal e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Baixo Guandu decidiram não esperar por ajuda externa para dar início à busca de soluções para a grave situação em que se encontra o município por conta da lama que se aproxima pelo rio Doce.

Em regime de urgência, a PMBG e o SAAE mobilizaram cerca de 50 trabalhadores, que já deram início às obras de desobstrução do canal da antiga Usina Hidrelétrica Von Luztow para a captação de água do rio Guandu e que será levada para a estação de tratamento do SAAE. Isso irá garantir parte do abastecimento na cidade. O tempo de duração dos trabalhos vai depender da chegada dos materiais encomendados – que já estão a caminho – necessários à execução das obras.

CHEGADA DA LAMA

Se as obras de captação de água do rio Guandu não ficarem prontas até a interrupção da captação de água do rio Doce, serão mobilizados 07 carros para transporte de água bruta, com capacidade total de 104 mil litros, que estão à disposição da Prefeitura, para captação de água no rio Manhuaçu em Aimorés, que levarão a água captada até a estação de tratamento do SAAE. Mais 06 carros pipas, com capacidade de 67 mil litros, também estão à disposição da população para o fornecimento emergencial de água potável.

O SAAE e PMBG informam que até o momento a captação de água está sendo feita normalmente no rio Doce.

Ao mesmo tempo, apelam à população que economize água, usando o estritamente necessário.

Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br