Lançamento de Atlas da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu (CBH) realizou ontem (03) em Baixo Guandu o lançamento do Atlas Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu. Durante o evento, que foi realizado no Círculo Operário Monsenhor Alonso Leite, vários exemplares foram distribuídos e alguns vão direto para as bibliotecas das escolas municipais, estaduais e das particulares. Os moradores que tiverem interesse de ter acesso ao conteúdo, o material já está disponível na biblioteca municipal.

O Atlas conta com 219 páginas de informações, com textos de fácil compreensão, dados gráficos, ilustrações, além de muitas fotos de paisagens naturais e geográficas da bacia, da fauna e da flora. O material é fruto de uma expedição científica realizada, em agosto de 2011, sob a coordenação do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) Guandu.

Dentre os levantamentos realizados vale destacar a Biodiversidade da Bacia em especial da Fauna, foram registradas 386 espécies de aves e 37 de mamíferos. Algumas espécies, inclusive, ameaçadas de extinção. Esses resultados incentivam ainda mais as iniciativas de recuperação e preservação ambiental na Bacia. Durante a expedição o comitê se preocupou em produzir um material que fosse de utilidade pública.

Fabiano Damasceno

noticia@pmbg.es.gov.br