Mais de R$ 500 mil liberados pelo Bandes para microempreendedores de Baixo Guandu

Um dos sinais de que o desenvolvimento econômico em Baixo Guandu vai bem, pode ser evidenciado pelo relatório divulgado recentemente pelo Nossocrédito, programa de crédito do Governo do Estado, em parceria com o Bandes – Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo. Até novembro deste ano, 140 pessoas solicitaram o empréstimo, totalizando mais de R$ 450 mil. O ano de 2013 ainda pode ser recorde, considerando que ainda serão contabilizados os processos do mês de dezembro, já que em 2009 e 2012 foram 141 solicitações de empréstimo.

Esse balanço foi divulgado na ultima terça-feira (26) durante solenidade, no Palácio Anchieta em Vitória – ES, na comemorativa  pelos 10 anos do programa.

Durante o evento o Governador Renato Casagrande disse que o Nossocrédito causa uma revolução silenciosa. “É o acesso ao crédito de maneira pulverizada, por meio de pequenos valores e atingindo um público cada vez maior, promovendo o aumento na circulação de dinheiro no município.”

Em Baixo Guandu o acesso ao crédito ocorre de maneira orientada, por meio da parceria com o SEBRAE que oferece cursos, palestras e oficinas aos tomadores de crédito para que façam uma melhor gestão dos recursos. “Em 2013 já foram realizadas um volume de operações maior que em todos os anos anteriores em Baixo Guandu, isto demonstra a força e crescimento do desenvolvimento dos pequenos negócios”, explicou Clovis Rodrigues, secretário municipal de desenvolvimento econômico.

“O sucesso do Programa é fruto do apoio prestado pela Prefeitura Municipal e pela integração e empenho dos Agentes de Crédito na prestação do melhor atendimento aos munícipes. Todo este trabalho, com o apoio do Bandes e do Banestes, resultou em mais de R$ 3 milhões investidos no município, em quase 1.000 operações, entre 2006 e 2013. O ano de 2013 marcará o maior volume de operações aprovadas no município”, finalizou Miguel Arreguy Porcaro Barbosa – Coordenador do Núcleo do Programa de Microcrédito.

Nossocrédito

O Nossocrédito é um programa especial de microcrédito que visa o desenvolvimento econômico do Espírito Santo. Os juros são bem mais baixos do que os praticados no mercado e em bancos comerciais. O financiamento é destinado a pessoas físicas ou jurídicas e o primeiro crédito varia de R$ 200 a R$ 7.500. Até R$ 10 mil para segundo crédito e até R$ 15 mil, a partir do terceiro crédito, desde que para investimento fixo.

Creditar

Além do programa do Nossocrédito, o Governo do Estado oferece o Creditar, um programa destinado a quem está começando o seu negócio. Empreendedor informal que tem rendimento anual de até R$ 120 mil pode solicitar o Creditar. Até novembro deste ano, em Baixo Guandu, 86 pessoas foram beneficiadas com o crédito, totalizando um montante, liberado pelo Bandes, de R$ 74.285,00.

Nossocrédito em Baixo Guandu

Endereço: Fritz Von Lutzow, nº 427 – Centro