Mais investimentos e ações para reconstrução e desenvolvimento de Baixo Guandu

Ampliação da oferta de energia em área rural, autorização para elaborar o Plano de Desenvolvimento Local com Base nos Pequenos Negócios, permissão para protocolo de intenções com vistas ao apoio cultural e assinatura do Plano de Reconstrução Municipal.

A cidade de Baixo Guandu recebeu, na noite dessa quinta-feira (13), a visita do governador em exercício, Givaldo Vieira, que, em solenidade que contou com a presença do prefeito Neto Barros, do secretário de Estado de Agricultura, Enio Bergoli, e de autoridades do município de Baixo Guandu, confirmou essa série de investimentos e ações em favor da população guanduense.

Reforço agrícola

O Governo do Espírito Santo vai instalar a rede trifásica na comunidade de Córrego do Laje, por meio da parceria entre a Prefeitura de Baixo Guandu e a Secretaria de Estado de Agricultura, Aquicultura e Pesca (Seag). O investimento previsto dentro do programa ‘Energia Mais Produtiva’ será de R$ 325.782,96. O reforço elétrico beneficiará 34 famílias da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Córrego Laje, que poderão ampliar a capacidade de produção a partir do uso de máquinas e equipamentos.

Durante a assinatura de Ordem de Serviço para instalação do programa, também foram entregues aos agricultores do município mil caixas para coleta seletiva de manga.

O Prefeito Neto Barros ressaltou a importância de cada vez mais oferecer condições para o homem do campo prosperar. “Seguimos a proposta de fortalecer o agricultor familiar do município. Atender a esse pedido da comunidade beneficiará diretamente dezenas de famílias que dependem da produção agrícola para se sustentarem”.

Telefonia Móvel

Outro benefício para os guanduenses será a instalação da telefonia móvel 3G em Alto Mutum, que vai ser antecipada. Antes, o prazo seria até novembro, mas, agora, será até o fim deste semestre. Os moradores da comunidade poderão falar ao celular e acessar a Internet para impulsionarem o agronegócio, para fazer pesquisas e por lazer.

Microempreendedorismo

A agenda pública também contemplou a assinatura de um documento que dará à Aderes a função de elaborar o Plano de Desenvolvimento Local com Base nos Pequenos Negócios. Esse plano vai ser direcionado aos pequenos e micros empreendedores do município e começará a ser desenvolvido no primeiro semestre de 2014. O objetivo será para manter o contínuo desenvolvimento por meio da força do micro e pequeno empreendedor.

Cultura Guanduense

As Secretarias de Estado e Municipal de Cultura assinaram três protocolos de intenções, visando o desenvolvimento dessa área em Baixo Guandu. A Secult ES vai apoiar a realização do VII Festival de Teatro, com previsão de que aconteça no período de 21 a 30 de março deste ano. Outra ação da pasta será transferir recursos para permitir a realização da Feira da Cultura do município, para fortalecer a cultura regional. E, a terceira parceria visa viabilizar a aquisição de um piano e cinco câmeras fotográficas para a execução de projetos musicais e oficinas fotográficas na cidade.

Reconstrução

Foi assinada a autorização para o Plano de Reconstrução de Baixo Guandu, que atende aos quesitos apresentados no Plano de Reconstrução do Espírito Santo. O documento será encaminhado ao Ministério da Integração, como pedido de ajuda nos recursos para a execução das obras necessárias. O plano foi elaborado pela Prefeitura, com a ajuda da equipe do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), após os estragos causados pelas fortes chuvas no último mês de dezembro.

“O Governo do Estado e a Prefeitura dão um grande passo no caminho da reconstrução. Estamos comprometidos em apoiar a cidade, com assistência técnica, recursos e a devida atenção de nossa equipe, como é orientação do governador Renato Casagrande, que tem liderado brilhantemente esse processo”, garantiu o governador em exercício, Givaldo Vieira.

Entre as obras estão previstas construções de pontes, recuperação de trechos urbanos e rurais, estabilização de encosta, macrodrenagem e desassoreamento de rio. Serão 42 projetos a serem elaborados entre fevereiro e junho deste ano e outros 42 projetos para o período entre junho de 2014 e junho de 2015. A previsão é de que seja necessário o aporte de R$ 46.691.300,00 (quarenta e seis milhões, seiscentos e noventa e um mil e trezentos reais) para a execução das 84 obras em Baixo Guandu.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias