Mais qualidade na Educação: município assina o Pacto pela Aprendizagem

Uma solenidade ocorrida na manhã de ontem (12/07) no plenário da Câmara Municipal, marcou a adesão do município de Baixo Guandu ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo- o Paes, uma programa inovador que objetiva melhorar os indicadores da educação básica no Estado.

O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, esteve na cidade e assinou com o prefeito Neto Barros a adesão de Baixo Guandu ao Paes. A solenidade contou com presença de professoras, diretoras de escolas e equipe pedagógica e de apoio da Secretaria Municipal de Educação.

A secretária municipal de Educação Cenira Antonia da Silva exaltou mais este avanço no processo de aprendizagem em Baixo Guandu, lembrando que o Paes prevê ainda a liberação de recursos para a reforma e ampliação de duas creches na cidade (Zilda Guzzo e dona Rosa), além da construção de mais uma unidade na cidade.

O prefeito Neto Barros lembrou todo o esforço do município em procurar aprimorar a qualidade do ensino, destacando   especialmente a valorização dos profissionais da Educação, que hoje tem um plano de carreira estabelecido e em vigor. Em Baixo Guandu os professores recebem também o piso nacional do magistério.

O secretário estadual de Educação Haroldo Rocha fez um relato do Paes e sua introdução no Espírito Santo, lembrando os avanços que o programa representa no sistema educacional. Haroldo destacou ainda a presença em Baixo Guandu de uma “Escola Viva”, outro projeto inovador do Estado na área educacional.

Mais de 200 pessoas estiveram presentes na solenidade realizada no plenário da Câmara, entre elas o vice prefeito Eloy Avelino, vereadores Wilton Minarini (presidente do Legislativo), Sueli Teodoro, Sebastião Batata, Celma Bussular, a superintendente regional de Educação Maricélis Caetano Engelhardt, e o coordenador do programa no Estado, Eduardo Malini.

O clima entre os profissionais da Educação em Baixo Guandu foi de muita receptividade ao Paes, cuja introdução no município já foi precedida de um trabalho de formação dos profissionais da área. Houve ainda apresentação de alunos da escola João Julio Cardoso, exaltando a chegada do Paes em Baixo Guandu.