Mais respeito aos servidores: nunca se investiu tanto em valorização

Ciente de que o servidor público municipal valorizado, com reconhecimento de seus direitos, é fundamental para uma prestação de serviços de qualidade à população, a atual gestão municipal em Baixo Guandu desenvolve, desde 2013, uma política inteiramente nova voltada aos funcionários da Prefeitura.

Desde 2013, assim que assumiu o comando do Executivo, o prefeito Neto Barros tomou a decisão de conceder automaticamente aos servidores seus direitos funcionais. Foi criada uma mesa de negociação permanente com a classe dos trabalhadores, abrindo o diálogo necessário para propiciar uma gestão de qualidade.

A decisão de conceder automaticamente os direitos de cada servidor foi histórica. Antes da atual gestão, estes direitos tinham uma conotação puramente política: o servidor fazia um requerimento ao Executivo solicitando os benefícios, que eram deferidos ou não, num sistema injusto que não tinha qualquer critério. Ou melhor, usava-se o critério do apadrinhamento político, que atendia  alguns e prejudicava a grande maioria dos funcionários.

Com o benefício automático, concedido  a partir de 2013, teve início uma nova etapa de valorização do servidor, num investimento que significava acima de tudo o respeito ao trabalho daquele que se dedicava à gestão pública.

O quadro abaixo, elaborado esta semana pelo setor de Recursos Humanos da Prefeitura, mostra com clareza quantos servidores tiveram seus direitos reconhecidos  automaticamente  na atual gestão:

Tipo de direito Servidores Beneficiados
Gratificação de assiduidade (25%) 82
Gratificação de assiduidade (50%) 22
Gratificação adicional de 5% 438
Gratificação adicional de 10% 86
Gratificação adicional de 15% 35
Gratificação adicional de 25% 07

Observação 1: As gratificações adicionais são concedidas automaticamente conforme o tempo de serviço.

Observação 2: Alguns servidores tiveram um aumento salarial superior a 100%, uma vez que acumularam as gratificações adicionais com as gratificações de assiduidade.

Para o prefeito Neto Barros, o investimento na valorização do servidor significa, acima de tudo, o respeito àqueles que se dedicam ao serviço público. “Para cobrar mais resultados e melhores serviços que são prestados à população, o prefeito tem que dar o exemplo e valorizar aqueles que tocam as políticas públicas do município”, afirma Neto Barros, que procurou sempre manter o diálogo  com  a classe trabalhadora em busca de uma gestão profissionalizada, voltada para o bem estar de todos.

Pagamento em dia
Desde 2013, o servidor público municipal em Baixo Guandu tem ainda a tranquilidade de saber que seu salário será pago em dia. Os vencimentos são depositados  sempre até o último dia útil  do mês, o que permite a cada funcionário planejar  seu orçamento pessoal e familiar, beneficiando também especialmente ao setor de serviços e ao comércio da cidade.