Meio Ambiente investiga causa do mau cheiro que incomoda desde ontem a cidade

Um forte odor muito desagradável tomou conta de vários bairros de Baixo Guandu desde a manhã de ontem (03/02) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está investigando as prováveis causas da ocorrência, que está provocando muitas reclamações da população.

“Recebemos sim várias reclamações e o cheiro forte realmente incomoda. Estamos investigando o que poderia ter provocado este odor e esclarecer a população o que pode ter ocorrido”, disse hoje pela manhã o secretário de Meio Ambiente municipal Allony Torres.

Ontem algumas pessoas chegaram a postar em redes sociais que a causa teria sido um caminhão que teve problemas mecânicos no bairro Sapucaia, ficou parado ali durante algum tempo e estaria transportando estrume de origem animal. O caminhão seguiu viagem, mas o forte odor teria se espalhado por vários bairros da cidade.

Nas redes sociais, levantou-se a hipótese também da mortandade de peixes nos rios Doce e Guandu, decorrente do calor recorde que está fazendo em Baixo Guandu nas ultimas semanas.

Outra hipótese levantada seria um problema no sistema de tratamento de resíduos da Capixaba Couros, porém o cheiro forte espalhado pela cidade não possui características do odor normalmente exalado no sistema de tratamento do couro.

Hoje pela manhã o odor diminuiu de intensidade, mas ainda pode ser sentido em alguns pontos do perímetro urbano. “O que podemos adiantar é que estamos investigando e assim que tivermos uma conclusão vamos divulgar para a população”, falou o secretário de Meio Ambiente Allony Torres.