Meio Ambiente realiza Dia D da Coleta Seletiva

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza na próxima segunda-feira (07), o Dia D da Coleta Seletiva. O evento será no Ginásio Poliesportivo, Centro, a partir das 8 horas. A ação tem por objetivo capacitar alunos das Redes Pública Municipal, Estadual e Privada de Ensino para a Coleta Seletiva.

Durante a ação, gestores e técnicos das pastas de Meio Ambiente e Saúde vão passar aos alunos a importância da coleta seletiva, como separar os resíduos de acordo com sua classificação (Lixo Seco, Lixo Úmido e Rejeitos). Além disso, vão explicar como se dará o processo da coleta seletiva nos bairros Centro e Operário.

Participam as Escolas Municipais “Benevenuto Clementino Gobbo” e “Professor José Nunes”; a Estadual Brasil e a Privada Ginásio Brasil, localizadas no Centro e Operário. Os bairros vão receber o projeto piloto da Coleta Seletiva.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Parque Botânico da Usina de Aimorés estará com uma tenda no local. Será realizada oficina de reciclagem com os alunos participantes.

Coleta Seletiva

O projeto de Coleta Seletiva é umas das ações do Programa de Governo a ser cumprida em 2014, seguindo recomendações do Termo de Compromisso Ambiental (TAC). Inicialmente, será implantada nos bairros Operário e Centro, envolvendo agentes e técnicos das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Meio Ambiente.

A coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis que foram previamente separados do lixo comum pela população. Ao ser colocada em prática, ela permite que o vidro, o papel, o plástico e os metais existentes nos objetos descartados sejam utilizados na confecção de novos produtos. O reaproveitamento reduz a quantidade de resíduos que é destinada ao aterro sanitário, aumentando sua vida útil e preservando o meio ambiente

TCA

O Termo de Compromisso Ambiental (TCA) visa o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Por meio dele, as prefeituras firmam, dentre outros compromissos, o de elaborar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em 18 meses, implantar a Coleta Seletiva em 180 dias e encerrar as disposições finais inadequadas, como os lixões. A iniciativa deve ser implementada em todo o território municipal.

O cumprimento dos itens do termo implica na redução de lançamento de resíduos no meio ambiente, no reaproveitamento de materiais, na valorização dos catadores, na geração de emprego e renda e na recuperação das áreas degradadas ou contaminadas em função dos lixões.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias