Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Meio Ambiente realiza entrega de kits da Coleta Seletiva

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Baixo Guandu realiza nestas segunda e terça-feiras, dias 28 e 29 de abril, orientações e distribuição dos kits da Coleta Seletiva nos bairros Centro e Operário. Os agentes percorrerão as residências dos bairros sempre das 7h às 16 horas. Os kits contêm adesivo, folder e 60 sacolas para a separação de lixo.

A Coleta Seletiva em Baixo Guandu começa a partir da próxima segunda-feira (05) nos bairros Centro e Operário.  Além da coleta nas residências, são disponibilizados 14 pontos de recolhimento para os moradores nos bairros.  Ao todos, são 30 kits de contêineres. 

Coleta Seletiva

O projeto de Coleta Seletiva é umas das ações do Programa de Governo a ser cumprida em 2014, seguindo recomendações do Termo de Compromisso Ambiental (TAC). Inicialmente, será implantada nos bairros Centro e Operário, envolvendo agentes e técnicos das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Meio Ambiente.

A coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis que foram previamente separados do lixo comum pela população. Ao ser colocada em prática, ela permite que o vidro, o papel, o plástico e os metais existentes nos objetos descartados sejam utilizados na confecção de novos produtos. O reaproveitamento reduz a quantidade de resíduos que é destinada ao aterro sanitário, aumentando sua vida útil e preservando o meio ambiente

TCA

O Termo de Compromisso Ambiental (TCA) visa o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Por meio dele, as prefeituras firmam, dentre outros compromissos, o de elaborar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em 18 meses, implantar a Coleta Seletiva em 180 dias e encerrar as disposições finais inadequadas, como os lixões. A iniciativa deve ser implementada em todo o território municipal. O cumprimento dos itens do termo implica na redução de lançamento de resíduos no meio ambiente, no reaproveitamento de materiais, na valorização dos catadores, na geração de emprego e renda e na recuperação das áreas degradadas ou contaminadas em função dos lixões.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias
Fabiano Damasceno
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914
Texto: Eduardo Candeias