Mestrado para docente de física recebe inscrições até o dia 15

Professores de física no exercício da atividade docente nesta disciplina e estudantes do último semestre do curso podem participar de seleção para ingresso no Mestrado Profissional em Ensino de Física, oferecido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). As inscrições para a pós-graduação profissional devem ser feitas até 15 de julho, pela internet.

Este mestrado é um curso semipresencial, gratuito, com duração de dois anos, dirigido a professores que lecionam na educação básica, superior ou na disciplina de ciências no ensino fundamental. A capacitação abrange o domínio de conteúdos de física e técnicas atuais de ensino para aplicação na sala de aula. Entre essas técnicas, estão recursos de mídia eletrônica e meios tecnológicos para motivação, informação, experimentação e demonstração de fenômenos físicos.

Em 2014, são oferecidas 483 vagas distribuídas em 38 polos de 34 instituições públicas de ensino superior federais, estaduais e institutos nas cinco regiões do país. A região Sudeste aparece com o maior número de vagas, 163, abertas em 14 polos.

Seleção

A seleção dos educadores para o mestrado profissional em física será realizada em duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório, com pontuação de zero a dez. A primeira fase é uma prova escrita sobre tópicos de física geral. Os conteúdos a serem cobrados estão descritos no edital. A prova escrita será aplicada em 27 de julho, às 13h, no horário de Brasília, no polo onde o candidato concorrer à vaga. A duração é de quatro horas.

A segunda fase da seleção é oral, quando o candidato ao mestrado profissional vai discorrer sobre sua trajetória profissional e o plano de trabalho a ser desenvolvido durante o mestrado. A defesa oral será de 11 a 15 de agosto. Os aprovados devem fazer a matrícula no período de 27 de agosto a 5 de setembro, de acordo com o calendário de cada polo.

O Edital nº 01/2014 relaciona as exigências aos candidatos, os documentos que devem ser apresentados, traz o calendário das provas, a relação das instituições de ensino superior, polos e vagas.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias