Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Meteorologia prevê chuvas de até 70mm esta semana em Baixo Guandu

Atravessando um período de muita estiagem há meses, Baixo Guandu e região podem ter um pequeno alívio com a chegada de chuvas de até 70 mm durante esta semana, segundo os principais institutos de meteorologia do país.
 
“A previsão de chuvas é boa e vai trazer algum alívio se for confirmada, mas temos um déficit hídrico muito elevado que vem se acumulando há anos”, disse ontem o secretário de Desenvolvimento Rural Allony Torres.
 
Há 10 dias, depois de passar por período de mais de 100 dias sem chuvas, algumas precipitações chegaram a animar Baixo Guandu. Na sede choveu quase 50 mm em dois dias, em Alto Mutum a precipitação passou dos 80mm mas em algumas áreas, como na região da Vila Nova do Bananal, a chuva não passou de 10mm.
 
Esta semana a esperança está renovada. O Instituto Climatempo prevê chuva de 30 mm para Baixo Guandu hoje, mais 20mm na quarta-feira e 10mm na quinta e na sexta-feira.
 
A seca preocupa toda a região. Dezenas de pequenos córregos do interior de Baixo Guandu simplesmente estão sem água há semanas – entre eles o Bananal, o Laje, o Mambruque, o Valão do Bugre, o Desengano e o Maquiji, entre vários outros. Até o Santa Joana, considerado um dos mais perenes, está sem água correndo.