Mulheres aderem em massa ao Outubro Rosa e realizam cadastramento para mamografia

Aproximadamente 270 mulheres compareceram na noite de ontem (22/10) ao pavilhão da Igreja Adventista, para assistir a uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama e realizar cadastramento para se submeterem ao exame de mamografia, dentro da programação do Outubro Rosa.

“Estamos muito felizes com a adesão das mulheres ao Outubro Rosa e todas serão atendidas com 350 exames de mamografia, numa parceria do município com o Sicoob”, explicou a secretária municipal de Saúde de Baixo Guandu, Lucinéia Seibel  Storch, que destacou a importância da campanha à prevenção ao câncer de mama.

O pavilhão da Igreja Adventista ficou repleto ontem em mais esta atividade do Outubro Rosa, que teve inicio no dia 11 com uma passeata no centro da cidade e cuja programação continua até a próxima sexta-feira.

Além de fazerem cadastramento para o exame de mamografia, as mulheres participaram de um cofee break e assistiram a uma palestra com a médica Carmen Lucia Mattedi, abordando exatamente a importância da prevenção ao câncer de mama.
O prefeito Neto Barros, o vice-prefeito Eloy Avelino, os vereadores Wilton Minarini, Celma Cortes Bussular e Sueli Teodoro, e o pastor Paulo da Igreja Adventista prestigiaram o evento, bem como a gerente do Sicoob de Baixo Guandu, Adriana Lopes Dalcol.

O Sicoob tem sido um importante parceiro da Secretaria Municipal de Saúde em campanhas que envolvem a comunidade, a exemplo do Outubro Rosa e da prevenção ao câncer de pele. Esta interação, segundo a gerente da agencia local Adriana Dalcol, faz parte da preocupação da instituição com  bem estar da comunidade onde atua.

O prefeito Neto Barros agradeceu a parceria e falou da importância da adesão das mulheres guanduenses à prevenção ao câncer de mama, aproveitando a oportunidade para fazer um breve relato dos avanços na Saúde em Baixo Guandu e da administração municipal em outras áreas.

A secretária de Saúde Lucinéia Seibel Storch destacou a preocupação da gestão atual em atender às necessidades da população. “Quando assumi a Secretaria, há 6 meses, o prefeito Neto Barros me pediu todo esforço em torno da humanização da saúde e temos trabalhado neste sentido. Os exames de mamografia que estamos disponibilizando atenderão a mulheres com mais de 40 anos, incluindo o transporte até Colatina com toda a segurança”, disse ela.

Hoje à noite as unidades de saúde de Baixo Guandu atenderão nos exames preventivos e confirmação do cadastramento, e na quarta-feira o mesmo procedimento será realizado em período diurno.

Na quinta-feira vai acontecer uma aula de Zumba no Ginásio de Esportes a partir das 18 horas e a programação do Outubro Rosa se encerra em cada unidade de saúde na sexta-feira, pela manhã, com café, distribuição de brindes e confraternização.