Município comemora hoje 400 dias sem homicídios, novo recorde histórico

Se até alguns anos passados era considerado um dos municípios mais violentos do Estado e do Brasil, Baixo Guandu só tem o que comemorar com a nova realidade na segurança pública.

Hoje, (16/07), o município comemora exatos 400 dias sem o registro de casos de homicídios, um novo recorde histórico nos 83 anos de emancipação de Baixo Guandu. O último assassinato ocorreu na cidade no dia 11 de junho de 2017.

Não por acaso a Prefeitura realizou no último dia 15 de junho (fotos abaixo), uma solenidade em homenagem às policias Civil e Militar, membros da Promotoria Pública e do Poder Judiciário, marcando exatamente um ano sem crimes de morte na cidade. Agora já são 400 dias sem ocorrência de assassinatos.

Foram entregues na ocasião 95 placas comemorativas, homenageando policiais militares de todas as patentes, todo o pessoal que atua na Polícia Civil, ao promotor público e dois juízes da Vara Criminal.

O prefeito Neto Barros e o vice Eloy Avelino foram também homenageados pela Policia Militar pela colaboração constante no trabalho da corporação realizado no município.

Gabinete de Gestão Integrada
Um dos fatores que contribuiu decisivamente para a queda forte na violência em Baixo Guandu foi uma maior interação exatamente entre as forças de segurança que atuam no município.
Em 2013 foi criado pela administração municipal o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, o GGIM, que passou a promover reuniões periódicas exatamente com a finalidade de analisar, discutir e buscar soluções para a violência que imperava no município.

Baixo Guandu chegou a registrar 25 homicídios no ano de 2011. A partir de 2014, começou a queda nos crimes de morte, com registro de 18 casos; em 2015 foram 15 ocorrências, em 2016, 12 casos de homicídio e em 2017, 11 assassinatos, o último deles ocorrido em 11 de junho.

Em 2018, nenhum crime de morte, completando-se hoje, desta forma, 400 dias sem homicídios.

O prefeito Neto Barros quer que o Gabinete de Gestão Integrada continue atuando de forma a colaborar com as forças de segurança, realizando em conjunto reuniões periódicas para ampliar a tranquilidade em Baixo Guandu. “A queda da violência é uma grande alegria para todos nós guanduenses, mas temos que manter e aprimorar o trabalho realizado em conjunto. Da nossa parte só temos que agradecer às policias Civil e Militar, o Poder Judiciário e a Promotoria Pública, que se juntaram ao grande esforço em mudar um quadro difícil que trazia tanta angústia a todos”, falou o prefeito Neto Barros.