Município cria mecanismos para avançar na transparência

A Prefeitura Municipal de Baixo Guandu estabeleceu, no último ano, uma série de mecanismos para avançar no grau de transparência pública. O objetivo é se adequar inteiramente à Lei de Acesso à Informação (LAI), que foi criada há mais de 5 anos e pretende garantir à população pleno conhecimento do que se passa na administração pública.

Na semana passada a Controladoria Geral da União, divulgou a “Escala Brasil Transparente” que dá nota de 0 a 10 para Estados e Municípios. Foram avaliadas 2.328 Prefeituras de todo o país, tendo a de Baixo Guandu se classificado no lugar 493 em transparência, com a nota 6,11.

O prefeito Neto Barros explicou que a gestão municipal está empenhada em avançar ainda mais na transparência, oferecendo aos cidadãos guanduenses todo um conjunto de informações a respeito da administração.

“A transparência na condução da gestão é um direito do cidadão e vamos ampliar as ferramentas de transparência, oferecendo à população todas as informações a respeito da utilização dos recursos públicos”, afirmou o prefeito Neto Barros.

Para avaliar a transparência de cada município pesquisado, a Controladoria Geral da União se baseia especialmente nas informações colocadas ao acesso do público via online, através de sites específicos das Prefeituras disponibilizadas na Internet.

O site da Prefeitura de Baixo Guandu já possui o e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão), onde qualquer pedido de informação pode ser encaminhado. O sistema online disponibiliza ainda informações com relação a procedimentos licitatórios, decretos, resoluções e editais, entre outros, além de serviço noticioso sobre a diversidade de ações da gestão municipal.