Município de Pinheiros vem conhecer o GGIM e o sucesso de Guandu no combate à violência

O sucesso de Baixo Guandu no combate à violência, com queda de quase 70% do número de homicídios ocorridos no município nos últimos 6 anos, motivou um grupo de vereadores e secretários municípios do município de Pinheiros, a participar, ontem (13/11), de mais uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal – o GGIM.

O GGIM surgiu em Baixo Guandu por iniciativa da Prefeitura em 2013, quando o número de assassinatos na cidade era alarmante – os crimes de morte chegaram a 25 em apenas um ano, transformando a cidade numa das mais violentas do Espírito Santo.

Fazem parte do GGIM membros do poder Executivo, das Polícias Civil e Militar, da Promotoria Pública e do Poder Judiciário. Desde 2013 o GGIM faz reuniões periódicas onde são discutidas ações conjuntas de segurança e os resultados, em 5 anos de atuação, foram altamente positivos em Baixo Guandu.

Na reunião de ontem, o comandante do 8º Batalhão da Policia Militar sediado em Colatina, tenente coronel Rômulo de Souza Dias, fez um relato da segurança na região e mais uma vez destacou a eficiência das ações integradas colocadas em prática em Baixo Guandu.

O coronel Rômulo elogiou a ação eficiente do grupo que compõe o GGIM, atribuindo à integração dos diversos órgãos de segurança a eficiência no combate à violência em Baixo Guandu.
O comandante lembrou que houve um declínio forte nos crimes de homicídio em Baixo Guandu. “Chegamos a ter aqui 25 homicídios em um ano, depois 18, 15, 12, no ano passado 11 assassinatos e este ano o registro é de 4 casos até o mês de novembro”, falou o coronel. Rômulo lembrou que em Colatina este ano também houve queda de 29% nos crimes de morte.

Para o prefeito Neto Barros, o sucesso no combate ao crime em Baixo Guandu é decorrente de um grande esforço que reuniu o Poder Executivo, as polícias Civil e Militar, a Promotoria Pública e o Poder Judiciário.

“Houve uma época que o rabecão vinha semanalmente buscar corpos na cidade. Tivemos que mobilizar a sociedade para não considerar normal esta situação, conseguimos fazer da indignação uma grande luta e hoje respiramos muito mais tranquilidade em Baixo Guandu”, disse o prefeito.

Pinheiros
Da cidade de Pinheiros, no Norte do Estado, estiveram presentes ontem na reunião do GGIM o presidente da Câmara Iverlan Moreira Barbosa e o vereador Marcelo Oliveira Almeida, além de dois secretários municipais.

Pinheiros, município com 27 mil habitantes, registrou em 2018 até novembro 14 homicídios, número considerado muito elevado. O presidente da Câmara Iverlan Barbosa  destacou que conhecer um grupo de trabalho como o GGIM, de Baixo Guandu, é importante como referência positiva no combate ao crime.

Após a reunião o grupo de Pinheiros foi até a Câmara Municipal, acompanhado do presidente Wilton Minarini, levando para a cidade o projeto de Lei que resolveu outro grave problema de segurança em Baixo Guandu: o que proibiu animais soltos no perímetro urbano, causadores de acidentes graves.

Na avaliação dos componentes do GGIM de Baixo Guandu, os números da segurança na cidade estão excelentes, porém não há motivo para acomodação, conforme chegou a advertir o promotor de Justiça José Eugênio Rosetti Machado, alertando para um cuidado permanente com o tráfico de drogas – exatamente o maior causador de crimes de morte na cidade.

Da reunião do GGIM realizada ontem participaram ainda os secretários municipais, 6 vereadores, o vice prefeito Eloy Avelino, outros representantes do Poder Executivo e da 2ª Cia do 8º Batalhão da PM.

O prefeito Neto Netos, que conduziu a reunião do GGIM, agradeceu a presença de todos e reiterou a firme disposição de fazer do combate ao crime uma ação permanente. “Esta união de forças tem sido fundamental e os resultados são excelentes, podendo sempre melhorar”, disse o prefeito.

A queda da violência em Baixo Guandu é um sucesso que tem chamado a atenção de outros municípios do Estado

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) se reune periodicamente para analisar a questão da segurança no Município