Município é selecionado e vai participar de estudo para identificar atingidos pelo COVID-19

Baixo Guandu foi um dos 27 municípios selecionados no Espírito Santo, para participar de um Inquérito Sorológico que vai identificar o percentual da população capixaba que já teve contato com o novo coronavírus.

Ontem à tarde, (25/04) o prefeito Neto Barros e a secretária municipal de Saúde, Terezinha Bolzani, além de técnicos da pasta, participaram de uma videoconferência com o secretário estadual de Saúde Nésio Fernandes, quando foram definidos os detalhes do estudo.

Segundo a secretária Terezinha Bolzani, as equipes da Saúde de Baixo Guandu que vão participar do estudo já receberão, a partir desta semana, treinamento para realização dos testes. Cerca de 200 pessoas residentes no município deverão ser testadas com exame específico para identificar se tiveram contato com o novo coronavírus.

A Secretaria da Saúde (Sesa) definiu para começo de maio o início dos testes que serão realizados para o Inquérito Sorológico da Covid-19 no Espírito Santo. O estudo auxiliará o Governo do Estado a identificar o percentual da população capixaba que já teve contato com o novo Coronavírus (Covid-19). O inquérito será realizado bem quatro etapas, com intervalo de 15 dias entre cada uma. Para cada etapa serão testadas cerca de oito mil amostras, totalizando aproximadamente 32 mil testes em 27 municípios selecionados.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a pesquisa trará uma radiografia do impacto da doença no Espírito Santo. “Com o inquérito, objetivamos fazer uma projeção estatística do comportamento da transmissão da Covid-19 em nosso Estado. Também vamos poder identificar a força de transmissão do vírus. Com os resultados, teremos uma radiografia muito fina de qual é o impacto da doença e de seu comportamento que poderá subsidiar as decisões de Governo”, explicou.

Atuação em campo
Foi determinada uma amostra composta por 27 municípios capixabas a serem estudados, distribuídos segundo as regiões definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e considerando ainda as áreas mais densamente populosas. São eles: Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, Iúna, Linhares, Marataízes, Nova Venécia, Pedro Canário, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Sooretama, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Serão realizados sorteios para escolha de regiões dentro de cada município, assim como para a escolha do domicílio e do cidadão que participará do questionário a ser aplicado por técnicos da saúde.

Segundo o gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Orlei Amaral Cardoso, as perguntas serão embasadas para coleta de informações básicas sobre sintomas da doença. Além da realização de um teste rápido para identificação de anticorpos contra o novo Coronavírus, cujo resultado estará disponível em 15 minutos.

“O processo irá garantir segurança tanto ao entrevistado quanto aos técnicos, que estarão paramentados com equipamentos de proteção individual, além de terem suas credenciais para verificação de identidade”, ressaltou Cardoso.

No caso do paciente sorteado ser positivo, os demais moradores do imóvel serão testados, entretanto, a notificação para o inquérito será do residente entrevistado. Além disso, se a equipe encontrar residentes com sintomas respiratórios, independentemente do resultado do teste, essa pessoa será orientada ou, se necessário, encaminhada para k atendimento em unidade referenciada.

O prefeito Neto Barros e a secretária Terezinha Bolzani participaram ontem de uma videoconferência