Município homenageia forças de segurança pela forte queda nos índices de violência

As forças de segurança que atuam em Baixo Guandu foram homenageadas pela Prefeitura Municipal, na última sexta-feira, em solenidade ocorrida no cerimonial Travessia, em comemoração aos ótimos índices na queda da violência no município.

Até recentemente tido como um dos municípios mais violentos do Estado, Baixo Guandu conseguiu um feito inédito em sua história: há mais de um ano não se registra casos de homicídio no município. Desde 2014 os crimes de morte vêm caindo progressivamente e hoje a cidade respira muita tranquilidade no setor de segurança.

Ao todo foram homenageadas 95 pessoas ligadas à segurança pública, incluindo um Promotor de Justiça e dois Juízes, 8 policiais civis e mais 83 policiais militares com atuação direta na cidade, ligados às atividades da 2ª Companhia do 8º Batalhão da Polícia Militar.

A queda da violência em Guandu é resultado de uma grande união de forças que passaram a atuar de forma mais conjunta desde 2013, quando foi criado pela Prefeitura o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (o GGIM).

Este gabinete se reúne periodicamente com as forças de segurança, incluindo a Promotoria, o Poder Judiciário e as Polícias Civil e Militar, sempre buscando soluções para as questões que envolvem a violência em Baixo Guandu.

O prefeito Neto Barros considerou a homenagem uma questão de reconhecimento a todo o esforço conjunto em prol da segurança. Segundo o prefeito, em 2013, quando ele assumiu o Executivo, a situação da segurança em Baixo Guandu era insustentável chegando a se registrar 25 homicídios no município durante apenas um ano.

“Esta homenagem é um reconhecimento ao Poder Judiciário, à Promotoria Pública, e às Polícias Civil e Militar, que desempenharam um trabalho fantástico nos últimos anos, permitindo que Baixo Guandu vivesse hoje uma situação de tranquilidade. É uma conquista de toda a sociedade e vamos continuar trabalhando em conjunto em busca de aprimorar as ações”, disse Neto Barros.

Na solenidade falaram várias autoridades destacando a queda da violência. O promotor José Eugênio Rosetti Machado elogiou o trabalho de todos e especialmente do delegado da Policia Civil Deverly Pereira Junior, que juntamente com sua equipe conseguiu diminuir o número de homicídios atuando especialmente no desmantelamento do tráfico de drogas na cidade. “É um trabalho que exige muita dedicação e o delegado Deverly teve um papel de relevância. Tive e estou tendo uma grande satisfação de, na Promotoria, ver a Policia Civil atuando com muita competência”, disse o dr. José Eugenio.

Falaram ainda na solenidade o comandante do 8º BPM, tenente coronel Rômulo de Souza Dias, o delegado de Polícia de Guandu Deverly Pereira, o superintendente regional da PC dr. Landulpho Lintz, o deputado estadual Dary Pagung e o prefeito Neto Barros.

Da mesa fizeram parte ainda o vice-prefeito Eloy Avelino, o sub-comandante do 8º BPM, major Taciano Barbosa Grampinha, o ex-comandante da 2ª Cia da PM, capitão Wagner Batista, o atual comandante capitão Carlos Balbino Serrano, a veradora Sueli Alves Teodoro representando a Câmara Municipal e o secretário de Administração Adonias Menegídio da Silva, representando o Gabinete de Gestão Integrada Municipal.

Com a solenidade abrilhantada pela Banda Municipal Lyra Guanduense, todos os homenageados receberam um placa destacando sua participação na queda da violência.

Um dos momentos de emoção foi a entrega da homenagem ao soldado da PM Afonso Miller Costa de Melo, do distrito de Itapina, que morreu assassinado este ano na Grande Vitória. A homenagem póstuma da Prefeitura foi recebida pela mãe do soldado, sra. Mônica Maria Costa, com a entrega sendo efetuada pelo tenente coronel Rômulo de Souza Dias e pelo prefeito Neto Barros.

A Polícia Militar, através do 8º Batalhão da Polícia Militar, entregou também uma placa de homenagem ao prefeito Neto Barros e ao vice-prefeito Eloy Avelino, pelo trabalho de cooperação permanente entre a instituição e a Prefeitura Municipal.