Município promove gincana de educação fiscal sustentável

As secretarias municipais de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Baixo Guandu, lançaram a GINCANA DA EDUCAÇÃO FISCAL E SUSTENTÁVEL do município, em março último, com a finalidade de promover a educação tributária e ambiental nas escolas da rede municipal de ensino.

Aproximadamente 50 estudantes representando as séries do 1º ao 9º ano escolar estão participando da Gincana, cujos objetivos são estimular o hábito de pedir comprovante fiscal no ato de compra, explicando a função da nota fiscal (ou cupom fiscal) para o aumento da arrecadação de impostos no município. Os alunos participantes foram divididos por equipes e identificados por cores, e representam as escolas envolvidas no evento.

Para concorrer aos prêmios as equipes devem recolher notas fiscais emitidas entre 1º de janeiro e 30 abril/2016, além de comprovantes de pagamento de IPTU, conta de água, luz ou telefone. Também serão aceitos materiais recicláveis: latinhas de alumínio, garrafas plásticas e óleo de cozinha reutilizado; tudo deve ser levado às escolas municipais.

Entre os 15 e 29 de abril uma comissão formada pelos órgãos e entidades organizadores da Gincana fará a conferência dos volumes arrecadados e proclamará os vencedores. A escola campeã levará como prêmios troféu, data show com telão e uma bicicleta; a segunda colocada ganha um televisor de 32 polegadas. Também haverá premiação individual para alunos, através de um concurso de redação abordando o tema “RIO DOCE”. Os três primeiros colocados no concurso ganharão tablete, kit escolar e pares de tênis. A festa de encerramento e entrega dos prêmios acontece no próximo dia 1º de maio.

Relembrando

Em 2015 uma iniciativa similar, denominada de 1ª Gincana Ecológica, contou com a participação de todas as escolas do município e mobilizou a comunidade visando à coleta de material reciclável. Naquela ocasião foram coletadas 25 toneladas de materiais e resíduos sólidos, doados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Amigos do Meio Ambiente (ASCAMARES).

Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br