Município realiza campanha de vacinação contra o sarampo no próximo sábado, dia 3

Baixo Guandu vai realizar no próximo sábado, no NESF, o dia “D” de vacinação contra o sarampo, no horário das 8 às 15 horas. A campanha é destinada para pessoas entre 1 e 49 anos de idade e acontece em função do cenário epidemiológico que aponta grande aumento no numero de casos, especialmente em São Paulo.

Para se vacinar, as pessoas devem comparecer ao NESF, que fica na rua Dr Hugo Lopes Nale, munidas de cartão de vacina e cartão do SUS ou CPF.

A secretária municipal de Saúde, Terezinha Bolzani, justificou a necessidade da campanha como meio de prevenção, evitando o avanço do sarampo para o Espírito Santo, já que em São Paulo houve recentemente um grande surto. “A doença é altamente contagiosa, oferece riscos grandes à saúde e evita-la através da imunização é o melhor caminho”, explicou a secretária Terezinha.

A única forma de prevenir o sarampo é a vacinação, conforme explicou ontem a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Naiara Mara Heideriqui Ferreira. A vacina contra o sarampo é chamada Triplice Viral e protege contra 3 doenças: sarampo, caxumba e rubéola, podendo ser administrada em crianças a partir de 1 ano até os 49 anos de idade. Através de ações específicas como dia D, buscamos além da melhoria das coberturas vacinais, evitar a reintrodução do sarampo no nosso território.

A vacina tríplice viral está indicada pelo Ministério da Saúde da seguinte forma:

• 1 a 29 anos: deve ter 2 doses da vacina tríplice viral;
• 30 a 49 anos: deve ter 1 dose;
• Trabalhadores da saúde: devem ter 2 doses independentemente da idade.

Acima de 50 anos só vacinamos os não vacinados com 1 dose em situacoes de bloqueio vacinal. O motivo é que as pessoas acima dessa idade provavelmente já possuem imunidade natural da doença, ou seja, tiveram sarampo ou tiveram contato com portadores da doença.

Caso o indivíduo não tenha as doses adequadas para a idade, tenha dúvidas ou perdeu seu cartão de vacinação, deve comparecer no dia 03 de agosto no Auditório do NESF, de 8h as 15h para atualização sua caderneta de vacina. Pode também procurar a Sala de Imunização do município de segunda a sexta feira ou o posto de saúde mais próximo da sua residência.