Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Município recebe com alívio 70mm de chuva, depois de longo período de estiagem

Desde a semana passada os Institutos de Meteorologia estavam prevendo chuva forte para Baixo Guandu e ontem à noite (31/10) ela veio mesmo. O temporal começou por volta das 20 horas e se estendeu por toda a madrugada, com registro de 70mm acumulados no período de 10 horas, na sede do município.
 
No interior, a chuva também chegou com muita força e hoje pela manhã os córregos estavam transbordando, para alegria e satisfação dos produtores rurais que viviam uma situação de muita apreensão com a forte estiagem em Baixo Guandu.
 
O rio Guandu, que até ontem agonizava com o leito quase seco, mas ainda garantindo o abastecimento da sede de Baixo Guandu, amanheceu também com um bom volume de água. A represa localizada próxima à ponte de ferro transbordou, num espetáculo que chamou a atenção dos moradores hoje pela manhã.
 
O prefeito Neto Barros, que teve que adiar uma ordem de serviço de calçamento de rua que seria realizada ontem à noite, no bairro Rosário I, comemorou a chuva. “Esta é uma grande necessidade e só temos que estar felizes”, disse Neto, que hoje assina a ordem de serviço no gabinete.
 
Baixo Guandu enfrenta desde 2014 fortes períodos de seca, que tem trazido consequências graves à economia local, com queda especialmente na produção de leite, café e carnes. A média anual histórica  de chuvas no município é de 940mm anuais, mas desde 2014 este número ficou entre 400 e 600mm.
 
Este ano a gravidade da seca também é enorme, a ponto do SAAE ter que abastecer com carros pipa o consumo humano de água no distrito de Vila Nova do Bananal.
 
Uma boa notícia é a construção de três barragens no município, nos córregos Bonfim e Pinga Fogo (região do Queixada) e também no córrego Sucupira – distrito de Vila Nova do Bananal. A barragem do córrego Bonfim já foi licitada e contratada e as obras se iniciam nos próximos dias.

Outra boa notícia é a volta da chuva, que chegou forte com 70mm nesta noite de terça-feira e a previsão dos Institutos de Meteorologia é que as precipitações vão continuar no mês de novembro dentro da normalidade.