Município vai comprar mais de R$ 1,5 milhão em produtos da agricultura familiar

A Prefeitura de Baixo Guandu já abriu dois editais de Chamada Pública para compra de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar. Serão mais de 30 itens, entre eles, feijão, abóbora, inhame, ovos caipira, polpa de frutas e pães e biscoitos, cuja comercialização vai atingir o valor de R$ 1.621.263,45.

O PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes da educação básica municipal. O programa garante que no mínimo 30% do recurso sejam adquiridos da agricultura familiar. O acompanhamento das entregas nas escolas é realizado pela Secretaria de Educação, que planeja e executa um cronograma rigoroso para que os itens da agricultura familiar não faltem na merenda escolar.

O CDA (Compra Direta de Alimentos) visa garantir acesso à alimentação saudável e diversificada em quantidade, qualidade e regularidade necessária às famílias em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social, pobres e/ou extremamente pobres.

Serão montadas cestas com 11 produtos da Agricultura familiar e distribuídos quinzenalmente às famílias em situação de vulnerabilidade social que são acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, que receberá os produtos e fará a distribuição das cestas.

É compromisso da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente buscar oportunidades para quem vive na roça, para que as famílias permaneçam no campo, acreditem no valor de seu trabalho e possam colher os frutos do seu suor.

Os Editais podem ser acessados pelos links:

PNAE: Edital 001/2019

Maiores informações e esclarecimentos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento rural e Meio Ambiente ou pelo telefone (27) 3732 4058.