Mutirão contra o câncer de pele e de boca vai movimentar o Guandu no sábado e domingo

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Igreja de Confissão Luterana no Brasil, a UFES, a empresa Límpida e o Sicoob vai movimentar a cidade de Baixo Guandu neste sábado e domingo (dias 07 e 08/07), num grande mutirão de combate ao câncer de pele e de boca.

O atendimento aos pacientes vai acontecer no NESF, localizado na rua Dr. Hugo Lopes Nalle, com presença de aproximadamente 60 profissionais incluindo médicos e acadêmicos da UFES, técnicos e atendentes, além de cirurgiões dentistas da Prefeitura Municipal.

Baixo Guandu realiza todos os anos este Programa de Atendimento Dermatológico, que foca especialmente a prevenção e cirurgias  contra o câncer de pele. No ano passado, foram realizados 400 atendimentos e 160 pequenas cirurgias, com expectativa deste ano de um número ainda maior da presença de pacientes.

A novidade desta nova etapa do Programa é a inclusão da prevenção ao câncer de boca. Segundo a secretária de Saúde de Baixo Guandu, Lucinéia Seibel Storch, 7 dentistas da rede municipal estarão à disposição no final de semana para atender  ao público que comparecer ao NESF.

O Programa de Atendimento Dermatológico vai além das fronteiras de Baixo Guandu: pacientes de Aimorés, Itueta e Resplendor (MG) também serão atendidos no final de semana.
O atendimento no NESF acontece neste sábado entre 7h30m até às 16 horas, e no domingo entre 7h30m e o meio dia. Qualquer pessoa interessada pode comparecer ao NESF nos horários indicados sem necessidade de inscrição prévia.

Em Baixo Guandu e região é grande a presença de pessoas com pele clara, que são mais suscetíveis ao câncer de pele, especialmente trabalhadores na agricultura que ficam muito expostos ao sol.