Mutirão de recuperação das estradas avança no Guandu com novas máquinas

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural – SEDER, continua com o Mutirão das Estradas, no interior do Município; agora com o reforço de novos maquinários. Estão sendo disponibilizados para o projeto mais, pá-carregadeiras, caminhões-pipa, retroescavadeiras, motoniveladoras, e rolos compactadores alugados e próprios, melhorando as condições das estradas vicinais que escoam a produção agrícola para vários pontos do Município.

Além dos R$ 400 mil reais economizados pela Prefeitura para aplicação no projeto, a SEDER recebeu da parceria do poder público Municipal com a empresa ArcelorMittal o subproduto asfáltico revsol, que será aplicado, em princípio, num trecho entre 01 a 02 quilômetros na localidade da Laje, na sede e no distrito de Ibituba, região cafeeira. Está previsto também a recuperação de carreadores na colheita do café nas regiões mais produtoras.

As chuvas retornaram do final de 2017 e iniciaram o ano de 2018 com bons volumes se estendendo até os dias de hoje o que comprometeu o trabalho de recuperação das estradas que após as chuvas retoma sua normalidade com mais efetividade. “Houve uma pequena diminuição no ritmo do mutirão por conta da chuva que caiu na região recentemente, mas, por outro lado, os agricultores ficaram bastante satisfeitos, porque a chuva é o principal elemento para que a agricultura possa se desenvolver. Agora, vamos recuperar esse tempo”, ponderou o secretário da SEDER, Allony Torres.

O quadro para a agricultura local é bastante promissor para este ano, já que as condições climáticas favoráveis e as iniciativas da Prefeitura na busca de investimentos e parcerias para alavancar o setor começam a dar frutos. “Foram muitos os problemas que a administração pública municipal enfrentou nos últimos cinco anos, entre eles,crise hídrica e crise econômica. Ainda assim, com muito planejamento e trabalho, conseguimos investir nas áreas prioritárias. A manutenção das vias rurais, bem como outras ações na agricultura são resultados dessas ações. Daqui para frente teremos mais fartura também no campo”, disse o prefeito Neto Barros.

As 3 mil toneladas de Revsol que serão colocadas nas estradas já estão depositadas em uma área na sede de Baixo Guandu