Neto anuncia 3 mil cestas básicas e isenção da conta de água para quem consome menos

Em nova transmissão ao vivo (live) feita na noite de ontem (06/04) do gabinete, o prefeito Neto Barros anunciou uma série de medidas de caráter social e na área de Saúde, para enfrentamento da pandemia de coronavírus.

As medidas anunciadas  são resultado de projetos de lei votados na Câmara Municipal, também na noite de ontem, todos aprovados por unanimidade pelos 13 vereadores.

Entre as medidas anunciadas pelo prefeito Neto Barros, constam as seguintes:

• Compra de 3 mil cestas básicas destinadas a famílias de Baixo Guandu em situação de vulnerabilidade. Mil cestas serão adquiridas com recursos do Estado (R$ 120 mil) e a Prefeitura vai comprar mais duas mil, num investimento de mais cerca de R$ 240 mil. A Secretaria de Assistência Social está atualizando o cadastro das famílias para iniciar a distribuição, que deve ter início nos próximos dias;

• Os consumidores de água do SAAE que gastam até 10 mil litros mensais, não vão pagar a conta por 3 meses. Cerca de 4500 ligações do SAAE estão nesta faixa e serão beneficiadas.

• A Prefeitura fez um acordo de cooperação com o hospital estadual dr. João dos Santos Neves, cedendo 10 técnicos de enfermagem àquela instituição. Em contrapartida, o hospital vai fazer a esterelização de todo o material usado nos trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde;

• A Câmara Municipal autorizou a Prefeitura a contratar mais profissionais da área de Saúde, para reforçar as equipes da Estratégia de Saúde  da Família(ESF) que atuam na sede e no interior do município.

O prefeito Neto Barros anunciou ainda, na live, que o município estuda um subsídio no pagamento da taxa de iluminação pública aos menores consumidores, que deve ser anunciado até o final da semana.

E mais uma vez o prefeito fez um apelo aos guanduenses com relação ao isolamento social nesta pandemia de coronavírus, advertindo que todos devem permanecer em casa para evitar a disseminação da doença.

Baixo Guandu ainda está livre do novo coronavírus: os 5 casos suspeitos registrados até agora deram negativo. Mas o alerta continua porque a pandemia é grave e a cidade só vai se proteger melhor se respeitar o isolamento social e atender às demais recomendações das autoridades de saúde.