No Córrego do Jaó, festa para receber 27 casas populares

Mais de 200 pessoas foram prestigiar a festa da entrega de 27 casas do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que aconteceu sábado (28) na Associação de Pequenos Agricultores Rurais do Córrego do Jaó, em Vila Nova do Bananal, Baixo Guandu.

Com a presença do prefeito Neto Barros, vereadores, secretários municipais e diretores da CEMAAF (Central Municipal de Associações de Agricultores Familiares de São Gabriel da Palha) e representantes da Caixa econômica Federal (CEF), o evento marcou, para a comunidade daquela região, a realização da conquista da casa própria para 27 famílias de agricultores.

Um das famílias que conquistaram sua casa pelo PNHR foi a da agricultora Irlanda Wagemacher. Ela conta que essas casas chegaram num momento de “muita necessidade” para os beneficiados.
“Foi uma benção para essas 27 famílias, muitas delas com casa de apenas três paredes, em condições bem precárias mesmo; agradeço muito o empenho do prefeito nesse processo e por tudo o que ele tem feito pela nossa comunidade”, disse Irlanda.

Mas o caminho percorrido por aqueles envolvidos na concretização do sonho dessas casas não foi fácil. E a maior dificuldade foi convencer os próprios moradores da região de que era, sim, possível a viabilização do projeto, como conta o prefeito Neto Barros.

“Foi mais fácil convencer o pessoal da CEMAAF a trazer essas casas para Baixo Guandu, do que convencer as pessoas daqui, que às vezes até por má influência daqueles que não querem ver o progresso do município, não acreditavam que o dia de hoje pudesse ser possível”, disse.

Segundo o núcleo da CEF que gerencia o Programa Nacional de Habitação Rural, até o final de 2015 serão entregues 200 mil casas a famílias de pequenos produtores rurais em todo Brasil.

Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br