Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

No Dia Mundial da Água, Baixo Guandu ganha de presente 46mm de chuva

No dia que em que mundo inteiro celebrou, ontem, (22/03) a importância da água, Baixo Guandu foi presenteado por um ótimo volume de chuvas em todo o seu território. 
 
O município foi duramente castigado por uma estiagem histórica nos anos de 2014, 2015 e 2016, registrando-se no ano passado um aumento no volume de chuvas, mesmo ainda abaixo da média histórica. Em 2018, a situação parece estar voltando à normalidade: em janeiro, fevereiro e março, já choveu aproximadamente 360 mm em Baixo Guandu.
 
Ontem, Dia Mundial da Água, o Guandu não poderia receber um presente melhor: 46 mm de chuva acumulados entre a madrugada até à noite, na sede, e com registro de boas chuvas também no interior. Em Ibituba e Vila Nova do Bananal choveu cerca de 38 mm e na região do Mutum as precipitações passaram dos 50mm, um volume considerado excelente.
 
As escolas do município realizaram ontem uma série de atividades relacionadas ao Dia Mundial de Água, com painéis e oficinas lembrando a importância do precioso líquido para a vida humana.
Na escola João Julio Cardoso, no bairro Valparaíso, os técnicos  da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Karla Galon e Cleres de Martin Schwambach realizaram palestra para os alunos tendo como tema a necessidade da preservação dos recursos naturais.
 
O prefeito Neto Barros esteve durante a semana em Brasília, onde foi realizado o Forum Mundial da Água, com presença de representantes de dezenas de países. Baixo Guandu foi uma das cidades afetadas em seu maior recurso hídrico, o rio Doce, que recebeu milhões de toneladas  de lama tóxica despejados pela Samarco em 2015, naquele que foi considerado o maior desastre ambiental da história do país.


Palestra da engenheira Karla, do Meio Ambiente, com alunos da escola João Júlio Cardoso


As escolas desenvolveram temas voltados à importância da água