Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Nota de Esclarecimento – Interrupção no abastecimento de água

Atualizado às 12h30

SAAE E PEFEITURA DE BAIXO GUANDU informam que, devido às fortes chuvas que caíram no dia de ontem e, por consequência, a terra e sujeira que foram levadas para o leito do rio Guandu, causando aumento da turbidez de suas águas em níveis acima do recomendado para tratamento, o SAAE suspendeu temporariamente a captação na barragem emergencial construída do rio Guandu, localizada na antiga usina Von Lutzon. Por isso, está suspenso momentaneamente o fornecimento de água tratada no município.

Técnicos do município e da Defesa Civil monitoraram a situação e o SAAE seguiu analisando, em intervalos regulares de tempo, novas amostras da água – que já tiveram diminuição de sua turbidez nas últimas 12 horas, chegando a níveis apropriados para recomeçar o retorno da captação e tratamento.

O SAAE informa que nas próximas horas o fornecimento de água tratada será restabelecido no município.

A prefeitura reafirma que a suspensão da captação no rio Guandu foi temporária e não tem nenhuma ligação com a chegada da lama de rejeitos no rio Doce. As águas do rio Guandu estão sujas tão somente pelo efeito das chuvas que caíram ontem em todo o município e região.

Recomendamos que continuem economizando o máximo possível pois ainda estamos em situação de calamidade devido à forte estiagem que assola a região.

Informações à Imprensa                                    

Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br

(27)  3732-8914

(27)  3732-1700

(27) 99299-1037