Nota Oficial – CPRM divulga nova previsão para chegada dos resíduos em Baixo Guandu

Com o objetivo de minimizar os impactos causados pela vazão do rompimento de barragens na cidade de Mariana-MG, a Prefeitura de Baixo Guandu criou desde o último sábado, dia 07, um Posto de Comando do Sistema de Comandamento de Operações sob supervisão unificada da Defesa Civil Estadual e Municipal, com apoio direto das secretarias e demais órgãos municipais, como o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

De acordo com informações oficiais dos órgãos competentes, entre eles a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), que monitora o rio Doce e divulgou novo boletim hoje, dia 09, às 14h, a lama advinda do rompimento da barragem na cidade de Mariana passará por Baixo Guandu, ao longo da calha do rio Doce, na madrugada de terça-feira, dia 10.

Em reunião realizada pela equipe nesta segunda-feira, dia 09, no Gabinete do prefeito, foram definidas as estratégias de como serão as ações de captação e distribuição de água tratada para os serviços essenciais no município para que não falte água para consumo humano. O município também recebeu reforço de um auto tanque do Corpo de Bombeiros com capacidade de 12 mil litros para o transporte de água bruta.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Baixo Guandu informa que o abastecimento de água, até o momento, está normal, mas pede à população para que continue a economizar água. A Defesa Civil Estadual já iniciou uma campanha de doação de água potável com destinação para os moradores de Baixo Guandu.

A administração municipal orienta que a população evite transitar ou permanecer nas margens do rio Doce nos próximos dias.

INTERRUPÇÃO DAS AULAS

Nos próximos dias 10 e 11, terça e quarta, não haverá aula nas seguintes escolas e creches municipais:

Escola Kennedy

Escola João Julio Cardoso

Escola Benevenuto Clementino Gobbo

Escola Julio de Carvalho Fischer

Escola Professor Jose Nunes

Escola Governador Lacerda de Aguiar

Escola Lea Holz

Escola João XXIII

Escola Darlene Maggioni Franquine

Creche Dona Chica

Creche Cosme e Damião

Creche Zilda Guzzo

Creche Dona Rosa

Creche Dona Paula

Creche Cirandinha

Creche Casinha Feliz

As escolas e creches municipais localizadas nos distritos, que não captam água do rio Doce, não terão as aulas interrompidas nesses dois dias.

As aulas dos dias 10 e 11 serão repostas em dezembro próximo.

Novas informações oficiais poderão ser repassadas a qualquer momento.

Fonte: Posto de Comando de Operações, SAAE e Prefeitura de Baixo Guandu.

Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br