Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Nova campanha de prevenção às DSTs e AIDS

A campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e AIDS do carnaval deste ano, que começou a ser veiculada a partir da terça-feira (25), será estendida a todos os grandes eventos e festas populares, como a Copa do Mundo. Com o slogan “Se tem festa, festaço ou festinha, tem que ter camisinha”, a mobilização pretende alertar para a prevenção nos momentos de divertimento. A campanha é dirigida à população em geral – na faixa etária de 15 a 49 anos.

Baixo Guandu

Em Baixo Guandu, o teste rápido para detectar o HIV (e outras doenças como a Hepatite) pode ser realizado no Núcleo de Estatística da Saúde da Família (NESF), localizado na Rua Hugo Lopes Nalle, no Centro, das 7h às 9h. O teste rápido fica pronto em cerca de 30 minutos, precisa de apenas uma gota de sangue, e não é necessária a solicitação médica.

Confirmado o resultado, o paciente é direcionado ao atendimento na Vigilância Epidemiológica de Baixo Guandu e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Colatina.

Cenário

A epidemia de AIDS no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20 casos de AIDS a cada 100 mil habitantes, o que representa cerca de 39 mil casos novos da doença ao ano. Estimativas indicam que, atualmente, cerca de 718 mil pessoas vivam com HIV, sendo que 150 mil desconhecem sua situação. Atualmente, estão em tratamento com medicamentos antirretrovirais, ofertados pelo SUS, cerca de 340 mil pessoas.      

O coeficiente de mortalidade por AIDS vem caindo no Brasil nos últimos 10 anos. Em 2003, era de 6,4 casos por cada 100 mil habitantes, caindo para 5,5 por 100 mil habitantes em 2012. Do total de óbitos por AIDS no Brasil, até o ano passado, 19.215 (71,6%) ocorreram entre homens e 75.371 (28,4%) entre mulheres.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias
Fabiano Damasceno
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914
Texto: Eduardo Candeias