Nova sede municipal inaugura galeria de prefeitos de Baixo Guandu desde 1935

Desde ontem (22/06), quem visita a nova e moderna sede da Prefeitura de Baixo Guandu vai encontrar um painel com fotos de todos os prefeitos desde a emancipação do município, ocorrida em 1935.

O painel está instalado no térreo da nova Prefeitura, no espaço destinado ao público que busca atendimento para as áreas de fiscalização e tributação. São ao todo 27 prefeitos desde 1935, alguns com fotos repetidas porque assumiram o mandato em períodos distintos, mas todos devidamente homenageados por fazerem parte da história de Baixo Guandu.

No painel quem aparece com mais fotos é o ex-prefeito Chico Barros, que exerceu o mandato em três períodos diferentes. Com dois mandatos aparecem Odilon Milagres, Elci Pereira, Lastênio Cardoso e o prefeito atual Neto Barros.

Só estão no painel os prefeitos eleitos ou indicados (durante períodos de exceção, quando o eleitor não votava) que assumiram efetivamente o cargo de prefeito.

No painel consta, por exemplo, a foto do ex-vereador João Batista de Menezes, que era presidente da Câmara Municipal e assumiu o cargo de prefeito por apenas um dia, em janeiro de 1983, transmitindo o cargo ao prefeito eleito Chico Barros 24 horas após assumir o comando do Executivo.

O prefeito Neto Barros fez questão de colocar este painel no novo prédio da Prefeitura, salientando a importância da população conhecer mais de perto a história política do município.

"Trata-se de um resgate histórico e todos os prefeitos desde a emancipação, em 1935, dedicaram-se à vida pública e nada mais justo que sejam lembrados na nova sede municipal", falou o prefeito Neto Barros.

A nova Prefeitura de Baixo Guandu, inaugurada em 10 de abril de 2020, é considerada uma das mais modernas do Espírito Santo. Infelizmente, em função da pandemia de coronavírus, a população guanduense ainda não teve a oportunidade de conhecer a nova sede municipal em sua plenitude, já que não houve festa ou solenidade pública para evitar aglomeração de pessoas.

O atendimento ao público já acontece na nova Prefeitura, porém com regras de segurança para evitar a disseminação do vírus, com todos usando máscaras de proteção e acesso controlado às dependências do novo prédio.

"Queremos que toda a população conheça as dependências da nova Prefeitura e isso vai acontecer assim que passarmos pela fase crítica da pandemia", disse ontem o prefeito Neto Barros, cuja gestão acabou com décadas de espera para Baixo Guandu ter uma sede administrativa à altura das necessidades do município.

A nova Prefeitura de Baixo Guandu é uma das mais modernas do Espírito Santo.