Nova turma de guardas mirins inicia hoje trabalho no estacionamento rotativo

Uma nova turma de guardas mirins inicia hoje (11/04), o trabalho de orientação e fiscalização do estacionamento rotativo de Baixo Guandu. Com 20 componentes, selecionados entre adolescentes de ambos os sexos entre 14 e 17 anos, a nova turma de guardas mirins teve a semana passada dedicado a um processo de treinamento e hoje inicia efetivamente seu trabalho por período de um ano.

Os 20 novos “guardinhas” receberam o diploma de capacitação na última sexta feira, num encontro realizado no CRAS, localizado ao lado do estádio municipal. Estiveram presentes, além dos adolescentes e suas famílias, a secretária de Ação  Social Ana Paula Guimarães, a coordenadora social Maria Patrícia dos Anjos e a responsável pela coordenação do Projeto Primeira Oportunidade  Meirielly Costa.

Os componentes da nova guarda mirim estão inseridos no “Programa Primeira Oportunidade”, criado pela Prefeitura em 2015 junto com o estacionamento rotativo. Os adolescentes recebem uma bolsa mensal de meio salário mínimo por quatro horas diárias de trabalho. Eles foram selecionados levando-se em consideração o desempenho escolar e a renda familiar, com base nas informações dos programas sociais do Governo Federal.

Funcionando desde 2015, o estacionamento rotativo transformou-se num sucesso em Baixo Guandu, beneficiando o comércio, os usuários de veículos e também os ciclistas, que ganharam faixa própria de locomoção, num ordenamento necessário para a fluidez e a segurança do trânsito.

Para aperfeiçoar o estacionamento rotativo, nas próximas semanas vai ter início também uma campanha de conscientização sobre o sistema, com orientação a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Os guardas mirins vão entregar panfletos de orientação e também de advertência sobre a necessidade de respeito às normas do Código de Trânsito Brasileiro.

O sistema de estacionamento rotativo em Baixo Guandu já gerou interesse de municípios vizinhos, como Colatina e Santa Maria de Jetibá, que mandaram representantes à cidade em busca de informações sobre todo o procedimento que tornou realidade esta reordenação no trânsito. O fato do sistema dar oportunidade de trabalho a adolescentes é um dos fatores do sucesso do projeto.

Dentro de cerca de 90 dias, o Detran-ES vai realizar um trabalho de sinalização horizontal e vertical na cidade, com reforço nos locais do centro onde as faixas de pedestres, ciclovia e de estacionamento precisam ser revitalizadas.

A sinalização vai beneficiar também a rua Antonio Sampaio, asfaltada numa extensão de mais de um quilometro e que se transformou numa das vias mais movimentadas da cidade. A rua possui inclusive ciclovia e dá acesso desde o centro da cidade até os bairros São Vicente, Sapucaia, Rosário I e Rosário II, além da rodovia que liga Baixo Guandu a Aimorés.