Número de microempreendedores individuais cresce 279% em Guandu desde 2012

Mesmo com a grave crise econômica que o país vive nos últimos anos, o guanduense está demonstrando que é empreendedor.

Em 2012 existiam apenas 374 microempreendedores individuais no município, e o ano de 2017 fechou com 1417 registros nesta categoria, um aumento de 279% em apenas 6 anos.

A evolução fantástica do número de microempreendedores individuais mostra, além do espírito empreendedor do guanduense, o clima de confiança que se estabeleceu na cidade, que apresenta nos últimos anos excelentes índices de crescimento econômico.

O resultado pode ser creditado também ao esforço da Prefeitura Municipal, via Secretaria de Desenvolvimento, que reforçou a parceria com o Sebrae na formalização dos pequenos negócios em Baixo Guandu.

“Foram anos de muito trabalho em parceria com o Sebrae, conscientizando os pequenos empreendedores da necessidade de formalizar seu negócio, oferecendo ao mesmo tempo vários cursos de qualificação. O resultado foi um crescimento fantástico na formalização dos empreendimentos individuais”, explicou o secretário de Desenvolvimento Clóvis Rodrigues.

Microempreendedor individual é aquele profissional que cuida do próprio negócio, como vendedores de churrasquinhos, costureiras, pintores, cuidadores de idosos, vendedores ambulantes, de verduras, pedreiros ou qualquer outra atividade dentro deste contexto.

Uma das vantagens da formalização do microempreendedor individual é a maior facilidade no acesso ao crédito e também a contribuição à Previdência, garantindo a aposentadoria no futuro.

Declaração

A agente de desenvolvimento da Secretaria de Desenvolvimento de Baixo Guandu, Samantha Ribeiro, lembrou ontem que já está correndo o prazo, desde o dia 2 de janeiro, para a Declaração Anual do Simples Nacional dos Microempreendedores individuais. O prazo termina no dia 31 de maio.

A agente Samantha explicou que o microempreendedor deve comparecer à Secretaria de Desenvolvimento para fazer esta declaração, com documentos pessoais. A declaração é feita gratuitamente.

O endereço da Secretaria de Desenvolvimento é o seguinte: rua Milagres Junior s/n, próximo à Câmara Municipal, com atendimento das 7 às 13 horas.