Obras do calçamento do bairro São Pedro estão 80% concluídas

As obras de drenagem e calçamento do bairro São Pedro, que tiveram início em julho do ano passado, devem estar concluídas até o começo do mês de junho de 2017, segundo estimativa da Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal.

Atualmente o serviço está com 80% realizados, trazendo uma grande tranqüilidade para os moradores do bairro São Pedro, que durante muitos anos tiveram que conviver com poeira no período de seca e lama em épocas de chuva.

Com custo de R$ 1,65 milhão,  a drenagem e pavimentação de todo o bairro São Pedro é uma das obras mais arrojadas da administração municipal. São 11 ruas beneficiadas para uma população superior a mil pessoas, que aguardavam este benefício com muita expectativa.

As obras de calçamento estão sendo feitas no sistema Pavi-S, um piso considerado dos mais modernos, aliando beleza e funcionalidade para a realidade do bairro. Todas as ruas beneficiadas receberam ainda modernas calçadas, além de um sistema eficiente de drenagem que permitiu o fim dos alagamentos nos períodos de chuva.

O secretário municipal de Obras, Waldir Moreira, explicou que no bairro São Pedro, dentro do perímetro beneficiado com o calçamento, existem três áreas públicas que foram reservadas para implantação de pracinhas, que vão receber também a atenção da Prefeitura Municipal com a urbanização devida.

Existe inclusive um projeto de ali ser implantada pelo menos uma praça saudável, com equipamentos para a prática de exercícios físicos e entretenimento das crianças. “O calçamento e drenagem do bairro São Pedro é uma obra de extrema importância para aquela comunidade, que já sente os grandes benefícios pela facilidade de locomoção, além do fato de que todos os imóveis ali foram muito valorizados”, destacou o secretário de Obras Waldir Moreira.

O secretário lembrou também que a iluminação do bairro São Pedro está sendo melhorada e a obra de calçamento e drenagem deverá ser inaugurada com um sistema de orientação ao trânsito através de placas. Outra providência da Prefeitura foi editar um decreto proibindo o tráfego pesado de caminhões no bairro, evitando-se assim danos ao calçamento.

Luta de 4 anos
Assim que assumiu a Prefeitura, em 2013, o prefeito Neto Barros determinou prioridade para resolver o problema de drenagem e calçamento do bairro São Pedro, tendo realizado inclusive várias viagens a Brasília em busca da aprovação do projeto junto ao Ministério das Cidades.

Depois de quase quatro anos de luta, finalmente o projeto foi aprovado em 2016, tendo a Prefeitura realizado em maio daquele ano a licitação para a realização das obras. Em julho as obras tiveram início e cerca de 11 meses depois (dentro de mais 90 dias), o calçamento e drenagem do bairro São Pedro estará totalmente concluído.

Desde 2013, Baixo Guandu está realizando o mais arrojado programa de pavimentação da história do município, com cerca de 120 mil m2 realizados. Hoje aproximadamente 80% das ruas de Baixo Guandu estão pavimentadas e o prefeito Neto Barros quer, até o ano 2020, entregar 100% das ruas calçadas, incluindo a sede e os distritos.