Olimpíada Brasileira de Matemática está com inscrições abertas

As escolas da rede pública de educação que desejam participar da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) já podem garantir suas vagas na disputa. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 21 de março. Para isso, basta acessar o endereço www.obmep.org.br e preencher as informações necessárias.

Podem participar da competição todas as unidades de ensino públicas municipais, estaduais e federais que possuam estudantes matriculados do sexto ao nono ano do ensino fundamental ou nas três séries do ensino médio.

A Olimpíada é composta por duas etapas de provas.  A primeira etapa acontece no dia 27 de maio e será composta por 20 questões objetivas de múltipla escolha aplicadas por professores da própria escola. Os participantes com bons resultados irão concorrer na segunda fase, em setembro, onde vão passar por uma prova discursiva dividida por três níveis, que será aplicada por fiscais selecionados.

Premiação

Como premiação, a Obmep irá entregar 6.500 medalhas, entre ouro, prata e bronze; 46.200 certificados de menção honrosa, além de proporcionar a participação dos estudantes nos programas de Iniciação Científica Jr.(PIC) e Iniciação Científica e de Mestrado (PICME). Os professores também serão premiados com tablets e assinaturas de revistas sobre o tema. E para as escolas, os prêmios serão kits esportivos e didáticos.

Obmep

A Obmep é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Para este ano, a coordenação da olimpíada espera a participação de 47 mil escolas públicas da educação básica, mais de 19 milhões de alunos e alcançar 99,5% dos municípios. Em 2013, a ação contou com a participação de 47.144 escolas públicas da educação básica e de 18,7 milhões de alunos; 99,3% dos municípios tiveram escolas participantes.

Mais informações: www.obmep.org.br.

Assessoria de Comunicação PMBG