ONG Pedra do Souza promove reunião para organizar caminhada ecológica

A Organização não Governamental (ONG) Amigos da Pedra do Souza, promoveu na manhã de hoje um encontro para iniciar a organização da 4ª Caminhada Ecológica que será realizada em Baixo Guandu no início de 2018, provavelmente no mês de março.

A 4ª Caminhada acontece num momento de profunda reflexão sobre a questão ambiental, quando Baixo Guandu sofre os efeitos do desastre ecológico do rompimento da barragem de Mariana e dos fortes períodos de seca que o município atravessa desde 2014.

Para o presidente da ONG Amigos da Pedra do Souza, Carlos Show, a iniciativa desta nova caminhada é um grito de alerta à sociedade, na busca de uma maior conscientização sobre a necessidade da preservação do meio ambiente.

Cerca de 40 pessoas participaram do encontro, que reuniu o prefeito em exercício Eloy Avelino, o presidente da Câmara Municipal Wilton Minarini e mais 3 vereadores, representantes da Vale, da Fundação Renova, representantes de instituições ligadas ao meio ambiente na cidade, lideranças religiosas, Defesa Civil Municipal, líderes comunitários e empresários da cidade.

Realizado em um salão da Igreja de Confissão Luterana do morro do caixa d’agua, o encontro definiu as primeiras providências que serão tomadas para esta 4ª caminha ecológica. A intenção é fazer um grande evento, com participação da população em geral e entidades esportivas e ambientais, inclusive da cidade de Aimorés.

Uma série de sugestões foram propostas na reunião para tornar a caminhada um sucesso, garantindo seus efeitos em torno da conscientização ambiental.

A voz unânime de todos os participantes é que a região atravessa um período de forte degradação ambiental, consequência da estiagem, do desastre ambiental envolvendo a lama despejada no rio Doce, da falta de tratamento do esgoto doméstico e da própria necessidade de uma maior consciência ambiental da população em torno da preservação dos recursos naturais.

O presidente da ONG Pedra do Souza, Carlos Show, quer tornar a entidade uma referência na preservação ambiental na região de Baixo Guandu e Aimorés. Show tem como um dos objetivos levar a iluminação até o alto da pedra do Souza, tornando aquele monumento natural um símbolo visível da luta em favor do meio ambiente.

Nas próximas semanas, com uma comissão já formada, a ONG Pedra do Souza pretende definir a data da caminhada ecológica, que pode acontecer em março ou abril de 2018.

O prefeito em exercício Eloy Avelino disse que iniciativa desta natureza, vinda de uma organização não governamental, reforça a necessidade de todos se unirem na busca da preservação ambiental. “O que está em jogo não é somente o presente, mas principalmente a sobrevivência das próximas gerações e nossa responsabilidade de construir um mundo melhor”, falou o prefeito Eloy.