Operações do Nossocrédito em Guandu batem recorde em 2017, com crescimento de 21,9%

Com financiamento concedidos especialmente a pequenos empreendedores,  a agência do Nossocrédito em Baixo Guandu realizou 109 operações  no ano de 2017, um crescimento de 21,9% com relação ao ano anterior, totalizando R$ 533.689,00 liberados no período.

Estes números, divulgados esta semana pela agência Nossocrédito, demonstra a confiança dos pequenos empreendedores em Baixo Guandu, além do esperado retorno do crescimento econômico.

“O bom volume dos financiamentos em 2017 mostra com clareza que o clima de confiança no mercado está retornando, além do fato de Baixo Guandu continuar com a economia em alta e enxergar ótimas perspectivas no ano que se inicia”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Clóvis Rodrigues.

A agência Nossocrédito funciona na própria Secretaria Municipal de Desenvolvimento, onde os interessados podem levar suas propostas e receber todas as orientações sobre o crédito, que é administrado pelo Estado através do sistema Bandes.

Os juros do Nossocrédito são muito inferiores aos praticados no mercado e o sistema oferece crédito inicial que vai de R$ 200,00 a R$ 7.500,00. Numa segunda etapa, os tomadores de empréstimo podem se valer da linha “Seguir Crescendo”, que varia de R$ 10 mil a R$ 50 mil.

Outro programa de financiamento operado na Secretaria de Desenvolvimento é o “Desenvolve Rio Doce”, feito através da Fundação Renova, oferecendo crédito a empreendedores que vai de R$ 10 mil a R$ 100 mil.

Perfil
Ao divulgar esta semana um relatório sobre as operações do Nossocrédito em Baixo Guandu, o agente local Gustavo Oliveira Silva, que é servidor municipal, destacou que as 109 operações realizadas em 2017 significam uma forte retomada da confiança do empreendedor.

No ano de 2016, segundo Gustavo Oliveira, foram realizadas 88 operações de crédito, totalizando R$ 437 mil liberados em financiamentos. Já em 2017 o crédito liberado somou R$ 533 mil, um aumento de 29,1%, com 109 empreendedores atendidos.

O relatório divulgado pelo agente Nossocrédito Gustavo Oliveira traz ainda dados interessantes sobre o perfil dos guanduenses que buscaram o crédito para o seu negócio: 59% dos tomadores são do sexo feminino; a atividade que mais procurou o crédito foi o comércio de tecidos, armarinho e vestuário (30 operações), seguida do comércio de cosméticos e produtos de perfumaria ( 12) e de produtos alimentícios e de bebidas (também com 12 financiamentos).

Também aparecem na lista atividades como serviços de cabeleireiro, manicure e pedicure; fabricação de produtos alimentícios; comércio de bijuterias e artesanatos; atividades relacionadas ao transporte; comércio de produtos agrícolas e animais vivos; confecção de artigos do vestuário e manutenção e reparação de veículos e motocicletas.

O bairro São José aparece no topo dos tomadores do Nossocrédito, com 18 operações, seguido do Centro (15), Sapucaia (13), Vila Kennedy (08), Valparaíso (07), aparecendo ainda os bairros Mauá, São Vicente, Ricardo Holz, Santa Mônica. Houve registro  também de 5 operações efetivadas para residentes no meio rural.

Os interessados em obter informações sobre as linhas de financiamento do Nossocrédito podem procurar diretamente a SecretariaMunicipal de Desenvolvimento, que fica na rua Milagres Júnior s/n, próximo à Câmara Municipal.  O telefone da Secretaria é o 3732-1878.