Outubro Rosa prossegue hoje com palestra e cadastro para realização de 300 mamografias em Guandu

A programação do Outubro Rosa em Baixo Guandu vai ter hoje (22/10) uma programação toda especial, com palestra a partir das  18 horas no pavilhão da Igreja Adventista e pré cadastro para liberação de 300 exames de mamografia para mulheres acima de 40 anos de idade.

Desde o último dia 11 a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando uma série de atividades relacionadas ao Outubro Rosa, campanha que visa prevenir o câncer de mama. A campanha teve início com uma passeata no centro de Baixo Guandu e prossegue até o final desta semana.

Hoje à noite, no pavilhão da Igreja Adventista da avenida 10 de  Abril, vai acontecer às 18 horas um coffe break para recepcionar as mulheres guanduenses, seguido de uma palestra da médica Carmen Mattedi abordando a questão da importância da prevenção do câncer de mama.

Após a palestra será feito um pré cadastro para realização de 300 exames de mamografia para mulheres com mais de 40 anos, numa parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Sicoob.
Amanhã, vai haver atendimento nas unidades de saúde do município, no período noturno, para realização de preventivo e preenchimento dos pedidos de mamografia liberados no dia da palestra. Na quarta-feira, dia 24 de outubro, as unidades de saúde vão atender às mulheres guanduenses no período diurno, também realizando preventivos e encaminhando os exames de mamografia.

Na quinta-feira, a programação prossegue com aula de Zumbão às 18 horas no Ginasio Poliesportivo (professor Wallace), com mesa de frutas recepcionando as participantes.

A programação do Outubro Rosa fecha na sexta-feira, nas unidades básicas de saúde de Baixo Guandu, com cada uma fazendo uma programação que inclui café da manhã, dia da beleza e distribuição de brindes, entre outras atividades.

A secretária municipal de Saúde  Lucinéia Seibel Storch, destacou a importância da prevenção ao câncer de mama, lembrando que a programação do Outubro Rosa pretende exatamente alertar as mulheres sobre esta questão.

“A realização de exames mais especializados, como a mamografia, é fundamental neste processo de prevenção ao câncer de mama, que detectado em estágio inicial tem altas chances de cura. Estamos convocando as mulheres guanduenses a participarem da nossa programação do Outubro Rosa”, disse a secretária Lucinéia.

No Brasil, segundo nota distribuída pela Secretaria Municipal de Saúde, mais de 57 mil mulheres são diagnosticadas anualmente com câncer de mama, que é mais comum entre 40 e 69 anos de idade. Daí a necessidade de prevenção à doença, incluindo uma simples consulta aos profissionais médicos e exames especializados como a mamografia.