Outubro Rosa supera expectativas e realiza quase 2 mil exames em Baixo Guandu

A campanha do Outubro Rosa em Baixo Guandu superou este ano todas as expectativas, com a realização de 1887 exames em mulheres do município, abrangendo desde mamografias até preventivos para o câncer e exames para detecção de sífilis, HIV, e hepatipe B e C.

“Foi uma campanha maravilhosa e conseguimos ir além das nossas expectativas, graças ao empenho de todos nossos servidores e a adesão das mulheres guanduenses à campanha do Outubro Rosa”, explicou ontem a secretária municipal de Saúde Lucinéia Seibel Storch.

Para se ter uma ideia da abrangência da campanha, que desenvolveu atividades em praticamente todo o mês de outubro, foram agendadas 481 mamografias, em parceria com o Sicoob, sendo que inicialmente estavam previstos apenas 300 exames desta natureza.

Foram realizados ainda, nos postos de saúde espalhados pelo município, 500 exames preventivos ao câncer de colo de útero, 233 exames de VDRL (sífilis), mais 213 relacionados ao HIV e ainda 360 exames da Hepatipe B e C.

Para a secretária Lucinéia Storch, valeu todo o empenho das equipes da Secretaria Municipal de Saúde na mobilização para atingir e superar os objetivos propostos. Ela elogiou também a adesão ao Outubro Rosa, com a conscientização das mulheres da necessidade da prevenção especialmente ao câncer de mama.

O Outubro Rosa teve inicio em Baixo Guandu no dia 11, com uma passeata das equipes da Saúde e mulheres guanduenses no centro da cidade. No dia 22 de outubro foi realizada uma palestra no pavilhão da Igreja Adventista, onde foram feitos os pré cadastros dos exames de mamografia e os postos de saúde nos dias seguintes trabalharam em horários alternados, inclusive à noite, para atender à demanda de exames de modo geral.

Houve ainda na programação do Outubro Rosa um aulão de Zumba no Ginásio de Esportes e a campanha se encerrou com programação específica em cada posto de saúde, onde foi oferecido um café da manhã, houve distribuição de prêmios e um dia de beleza dedicado às mulheres.

A secretária Lucinéia Storch afirmou que o câncer de mama, descoberto em fase inicial, aumenta extraordinariamente as chances de cura e a mamografia é um aliado importante na prevenção.
“Mais uma vez destaco aqui a grande adesão das mulheres de Baixo Guandu ao Outubro Rosa, que se transformou num grande sucesso e superou todas as nossas expectativas”, disse a secretária.