Pacto pela Aprendizagem: um avanço no desempenho da Educação Básica

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES) é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (SEDU) com o município de Baixo Guandu, buscando avanço significativo no desempenho dos estudantes da Educação Básica. E, para isso tomou como norte a experiência do Ceará (PAIC) com excelentes resultados na área da Educação, sendo uma das mais representativas do Brasil.

A Proposta Didática integra um conjunto de ações que estão em curso. O Pacto tem como objetivo o Fortalecimento da aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até os anos finais no Ensino Fundamental II por meio de formação continuada, investimentos em material didático e ampliação de oferta de vagas na Educação Infantil.

No ano de 2019 todos os professores, pedagogos e diretores que trabalham direto com o ciclo de alfabetização e pré-escola estiveram em formação continuada em EAD e presencial através do Instituto Natura e CEDAC no portal Trilhas, onde puderam construir e aprimorar seus conhecimentos para melhoria das práticas em sala de aula. Ainda, os professores da rede municipal de 1º ao 5º ano recebem formação com os Técnicos do Fundamental I da SEMED e formação de professores do 6º ao 9º ano, onde eles mesmos sob direcionamento dos Técnicos do Fundamental II da SEMED planejam e revisam suas ações em sala de aula.

Ainda, todos os professores e pedagogos da Rede Municipal de Baixo Guandu estão em formação continuada por meio do CEFOPE – Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Estado do Espírito Santo, onde estudam o novo currículo capixaba e sua aplicabilidade em sala de aula.

Os alunos e professores do 1º e 2º anos por meio do Pacto receberam material estruturado individual com cadernos de atividades, caderno de jogos educativos, cartazes, livros literários e livros técnicos de formação de docentes como instrumentos para a alfabetização, sendo introduzido para o ano de 2020 o material para os alunos dos 3º anos. O uso do material didático em sala de aula pelos professores e alunos é acompanhado e direcionado pelo Coordenador do PAES, através de calendário e rotina didática da rede municipal.

Outro benefício significativo que trouxe essa parceria, atendendo a meta 1 do Plano Nacional de Educação foi o FUNPAES – Fundo Financeiro, para receber investimentos financeiros para aumentar a oferta de vagas na Educação Infantil.

Através do Nupaes, grupo de estudos dos coordenadores municipais e coordenador regional, há um  trabalho em Regime de Colaboração efetivo na regional de Colatina, onde acontecem  direcionamentos e estudo para alinhamento das ações  entre Municípios e Estado com objetivo de proporcionar a equidade na educação dos estudantes do solo espírito-santense.

Os alunos do Fundamental I são acompanhados através de Avaliações de Aprendizagem: Diagnóstica, Intermediária e de Impacto durante o ano letivo para monitorar o desempenho, pois assim são criados planos de intervenção das escolas a fim de direcionar o trabalho individualizado.

O teste Fluência é mais uma ação e há dois anos vem sendo aplicado para o 3º ano do Fundamental I no ano de 2018 e no 2º ano no ano de 2019. A avaliação em leitura propõe uma interface entre os eixos de Leitura e Oralidade e dá início à construção de instrumentos para a avaliação da Oralidade, em complemento aos instrumentos já existentes, atendendo a BNCC que aponta para a necessidade de  contemplar os quatro eixos.

O regime colaborativo traz um  incentivo financeiro que é o Prêmio Escola que Colabora que estabelece ações de cooperação entre escolas com maiores e menores médias do PAEBES,  a fim de estabelecer metas de permanecer com resultados excelentes e alcançar resultados melhores através de acompanhamento técnico-pedagógico de apoio às escolas com menor IRE, calculado a partir dos dados de proficiência do PAEBES. Direcionamentos e acompanhamentos a gestão escolar das escolas prioritárias para melhorar o índice de desempenho com apoio pedagógico aos professores e alunos.

O PAES – Pacto pela Aprendizagem no ES trás uma parceria essencial entre o Governo do Estado do Espírito Santo e o Município de Baixo Guandu fundamentado em resultados, com foco na disseminação de boas práticas de gestão e pedagógicas nas unidades de ensino público de nossas escolas municipais.

Escrito por Sayonara Rosa Flegler Pissigatti
Coordenadora Municipal do Paes

Formação continuada  com professores do Ciclo Alfabetização

Atividades desenvolvidas com alunos da rede Municipal de Baixo Guandu a partir do material estruturado