Palestras do Sindirochas em parceria com o IEMA em Alto Mutum Preto.

Palestra sobre extração mineral sustentável é realizada em Alto Mutum Preto, Baixo Guandu, na última quinta-feira (20) para empresários e funcionários do setor de rochas ornamentais. O evento foi realizado através do Sindirochas – Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo, com parceria do IEMA – Instituto Estadual de Meio Ambiente e apoio Prefeitura Municipal.

O evento aconteceu, a partir das 18h, no Auditório da Escola Municipal Francisco Cunha Ramaldes no distrito de Alto Mutum Preto e contou com palestras dos Engenheiros de Minas e analistas de Meio Ambiente e Recursos Hídrico do IEMA, Anderson Gomes da Silva e Geraldo Cardoso Malta. Também estiveram presentes o Prefeito Neto Barros, Joel do Mutum Vereador representando a câmara Municipal, Lorival Demuner Secretário de Meio Ambiente, Clovis Rodrigues Secretário de Desenvolvimento Econômico, entre outros.

Durante as palestras, os analistas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Coordenação de Licenciamento de Mineração do IEMA deram  enfoque com ênfase aos procedimentos necessários a serem adotados para o licenciamento de extração de rochas, tais como: Indicar as medidas de controle ambiental para minimizar os impactos e recuperar áreas degradadas pela mineração; e fornecer informações sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

A palestra dá continuidade a um trabalho iniciado pelas instituições em anos anteriores, tendo em vista a importância socioeconômica da atividade para o Estado e da necessidade de promover e difundir uma cultura de exploração racional e sustentável, que respeite o meio ambiente.

Fonte:

Sindirochas e IEMA.