Pan-Americano começa em Guandu com forte controle na saúde dos estrangeiros

O Campeonato Pan-Americano de Parapente teve início no sábado (07/03) em Baixo Guandu e se prolongará até o final de semana (14/03), com um controle especial preventivo na saúde de todos os estrangeiros que estão na cidade, em razão da epidemia de coronavírus – ou COVID 19.

“Montamos um stand na Praça do Jardim, onde está instalada a estrutura do Pan-Americano, com dezenas de profissionais da Saúde atuando, tudo isso seguindo os protocolos internacionais de prevenção ao coronavírus”, disse ontem a secretária municipal de Saúde Terezinha Bolzani.

O monitoramento de todos os estrangeiros que estão em Baixo Guandu – pilotos, organizadores, equipes técnicas- segue um sistema rigoroso de avaliação. Todos se submetem a controle de temperatura, de prováveis sintomas do coronavírus , com disponibilidade no local de álcool gel e máscaras, além de planfletos explicativos de como evitar a doença – material que está também sendo distribuído à população em geral.

São 117 pilotos de 19 países presentes em Baixo Guandu neste Pan-Americano, mas nenhum deles provenientes de países onde o COVID 19 está preocupando mais, como a China, Coreia do Sul e Irã.

A secretária de Saúde Terezinha Bolzani explicou que a população pode ficar tranquila com relação à doença, garantindo que todos os profissionais da sua área estão devidamente orientados, seguindo os protocolos internacionais de controle do coronavírus.

Na última sexta-feira, uma médica sanitarista da Secretaria de Saúde do estado, dra. Clemilda Soares Marques, esteve em Baixo Guandu acompanhando os trabalhos de prevenção ao coronavírus. Ela deu entrevista na rádio Sintonia FM e tranquilizou a todos com relação à doença, acentuando que as medidas preventivas tomadas estão seguindo as normas preconizadas pelas autoridades estaduais e nacionais na área da Saúde.

Não há, por sinal, nenhuma restrição a competições esportivas no Brasil e nem na circulação de estrangeiros no país – até hoje, havia 19 casos confirmados no Brasil e nenhuma morte registrada.

Show musical
A abertura do Pan-Americano de Parapente teve show da Banda Black Malt, na noite de sábado (07/08) na estrutura armada na Praça do Jardim. Mas a partir de quinta-feira, dia 12, tem mais três atrações, sempre às 20h30m:  Três Tons (quinta);  Banda Texas Motors (sexta-feira) e Duets, no sábado.

Os pilotos e equipes técnicas estão sendo atendidos num stand na Praça do Jardim

12 vezes campeão brasileiro de parapente, o piloto Frank Brown também se submete ao controle da saúde

Uma equipe com cerca de 40 pessoas faz o trabalho preventivo ao coronavírus

Prefeito Neto fez a abertura do Pan-Americano de parapente