Pan-Americano de Parapente: brasileiros vencem nas categorias aberto e por equipe

O Campeonato Pan-Americano de Parapente terminou ontem (14/07) em Baixo Guandu, com vitória de brasileiros nas  categorias por equipe e aberto, enquanto que na categoria feminino a vencedora foi uma piloto da Argentina.

Disputado entre os dias 7 e 14 de março, o Campeonato Pan-Americano de Parapente coloriu o céu de Baixo Guandu durante a semana, com 117 pilotos de 19 países disputando as provas previstas na competição.

Na categoria Open (aberto), o grande campeão foi o piloto brasileiro Rafael Saladini, do Rio de Janeiro, que somou 2953 pontos durante as provas realizadas. O piloto capixaba Frank Brown esteve muito perto do título e chegou em segundo lugar, com 2936 pontos. Ainda nesta categoria, o terceiro lugar ficou com o piloto Cristiano Ricci da Silva, de Poços de Caldas (MG), com 2917 pontos anotados.

Na categoria por equipe, o Brasil também ganhou o primeiro lugar no Campeonato Sul-Americano, somando 7491 pontos; em segundo lugar o time da Venezuela anotou 7380 pontos e em terceiro lugar chegou o time dos Estados Unidos, com 6667 pontos.

Na categoria feminino, a argentina Shauin Kao foi a campeã, com 2281 pontos anotados; o segundo lugar ficou com a venezuelana Joanna Di Grigolli com 2139 pontos e em terceiro lugar a norte-americana  Bianca Heinrich somou  2012 pontos.

Quem quiser acessar a totalidade dos resultados do Campeonato Pan-Americano de Parapente, é só clicar aqui

Premiação
A entrega da premiação aos competidores do Pan-Americano aconteceu ontem à noite (14/03) na Praça do Jardim, onde uma estrutura foi armada para servir de base durante o campeonato. Um ótimo público compareceu para prestigiar a solenidade, que teve em seguida um show de rock com a Banda Duets.

O prefeito Neto Barros agradeceu à organização do evento e aos competidores, ressaltando a qualidade do Campeonato, que foi realizado na rampa do Monjolo. Baixo Guandu é a capital estadual do voo livre e demonstrou mais uma vez a boa estrutura que possui para sediar competições esportivas neste nível.

Durante a semana do Campeonato Pan-Americano, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde acompanhou diariamente o estado de saúde de todos os estrangeiros que estiveram em Baixo Guandu durante a competição, em função da pandemia mundial de coronavírus.

Não foi registrada nenhuma anormalidade durante toda a competição relativa a sintomas de coronavírus e a partir de hoje os pilotos brasileiros e estrangeiros, bem como as equipes técnicas e de organização já estarão deixando a cidade.

“Seguimos rigorosamente todo o protocolo internacional relacionado à prevenção de coronavírus e não tivemos nenhuma anormalidade no estado de saúde de brasileiros e estrangeiros”, disse ontem a secretária municipal de Saúde Terezinha Bolzani.