Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Passeata pela vida

A passeata que encerrou o Outubro Rosa 2015 em Baixo Guandu, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, levou dezenas de pessoas – mulheres em sua maioria – às ruas da cidade, ontem 29. Saindo e voltando à Praça São Pedro, depois de passar pela Av. Dez de Abril, os manifestantes deram o seu recado a favor da prevenção e do combate ao câncer de mama.

O Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo e tem como símbolo o laço cor de rosa. O movimento tem a simpatia e a participação da sociedade e de instituições nessa causa que procura conscientizar a população feminina da importância de se conscientizar sobre a doença.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2015 deverão surgir no Brasil 57.120 novos casos de câncer de mama, cerca de 21% das incidências da doença no País.

O Ministério da Saúde (MS) orienta que toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas.

Por isso, não perca tempo: se ainda não fez a sua prevenção da doença, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. A Prefeitura de Baixo Guandu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece exames de mamografia gratuitamente à população.

Informações à Imprensa                                    
Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br

(27) 3732-8914