Pesquisas com comerciantes e atletas dos Campeonatos Mundial e Brasileiro de Parapente, mostram benefícios dos eventos para Baixo Guandu

A Prefeitura de Baixo Guandu, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e com parceria do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, realizou pesquisas que mostram o quanto os Campeonatos Mundial e Brasileiro de Parapente, que a cidade sediou nos meses de Abril e Maio desse ano, movimentaram a cidade.

Foram realizadas duas pesquisas, a primeira, durante o PWC – Paragliding Word Cup (Copa Mundial de Parapente) entre os dias 13 e 20 de abril, buscou informações com os pilotos que estiveram em Baixo Guandu durante o evento. Foram 133 atletas, onde poucos eram brasileiros e 37 desses participaram da pesquisa.

Com o PWC foi possível realizar entrevistas com parapentistas de diversas nacionalidades: África do Sul, França, Inglaterra, Japão, Espanha, Itália, Venezuela. Além de atletas da Argentina, Bulgária, China, Colômbia, Portugal, Turquia e Brasil.

Foi perguntado aos competidores, por exemplo, o que acham das instalações e serviços prestados. 100% deles responderam que a organização do evento foi ótima. 75,7% disseram que a sinalização das ruas era ótima e 24,3% apontou como boa. Em relação à segurança, todos os atletas participantes classificaram-na como ótima e o grau de satisfação com o PWC em Baixo Guandu foi de 94.6% (ótimo).

Os números da pesquisa demonstram a importância dos eventos para economia e desenvolvimento de nossa cidade. “São ótimas oportunidades de apresentar nosso Município para o Brasil e o mundo. É uma satisfação muito grande perceber os resultados apresentados pelas pesquisas, isto nos dá a certeza da satisfação da população e dos turistas que nos visitam, além de gerar cada vez mais novas expectativas em eventos e projetos futuros”, disse Clovis Rodrigues, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Todos os atletas ficaram em hotéis da cidade, desses, 89.2% creditaram como ótimas as instalações dos locais em que estiveram hospedados. 94,6% relataram que os padrões de conforto e a qualidade dos restaurantes também mereciam estar com a classificação de ótimo e 97,3% dos atletas entrevistados sinalizaram que a hospitalidade do Município também levou a maior nota.

Realizar eventos, os mais diversos possíveis, serve para dinamizar o Município. “Além de atrair muita gente para nos visitar, o que também faz circular mais riquezas e aquece a economia local, contribui para ampliar o conhecimento dos guanduenses. De janeiro até aqui já promovemos eventos culturais, de lazer, educacionais, e teremos muito mais, incluindo feiras de negócios e outros. Baixo Guandu precisava dessa dose de animação”, disse o Prefeito Neto Barros.

Esses são exemplos de como eventos dessa escala podem trazer tantos atletas e turistas e movimentar o comércio local, além de tornar a cidade como mais um atrativo para os organizadores de eventos que estão relacionados ao voo de parapente.

Empresários e comerciantes

Também foi realizada pesquisa com alguns empresários e comerciantes de Baixo Guandu. O faturamento e o aumento da movimentação no comércio da cidade durante os dois eventos foi visível. 70% dos entrevistados relataram um aumento expressivo do faturamento durante o evento e para Kátia Ferreira Silva, gerente de hotel no centro da cidade, a movimentação dos turistas foi muito importante para o município. O hotel ficou com 34 dos 43 quartos ocupados com os parapentistas. “Isso traz um acréscimo para o comércio em geral. Ver os quartos ocupados por pessoas do mesmo grupo só acontece com os Campeonatos de Parapente”, disse.

A média do aumento do faturamento nos comércios da cidade chegou a mais de 27%, o que reflete o benefício dos eventos no município. Os restaurantes, por exemplo, receberam os turistas diariamente durante as semanas dos campeonatos. “É muito bom ver caras novas na cidade e ter um movimento a mais no comércio. Tentamos atendê-los da melhor maneira possível”, disse Adelsa Marcelino de Souza, proprietária de restaurante.

E com tantos benefícios, Baixo Guandu agora se prepara para a Super Final do PWC que acontecerá em janeiro de 2014 na cidade e para todos os empresários e comerciantes que participaram da pesquisa, mais eventos como estes devem acontecer na cidade. E a média da nota dada pelos participantes como satisfação com os Campeonatos Mundial e Brasileiro de Parapente na cidade foi de 9.7. Uma excelente nota.

E que o município continue a crescer e se desenvolver nos esportes que trazem visibilidade à cidade. Parabéns Baixo Guandu!

Assessoria de Comunicação – PMBG

Elaine Zambon