População já pode opinar pela Internet sobre Orçamento de 2021

A Prefeitura Municipal de Baixo Guandu disponibilizou desde o dia 13/05, em seu site oficial www.pmbg.es.gov.br uma ferramenta para que a população do município possa participar da elaboração do orçamento municipal de 2021.

O chamado “orçamento participativo” vem sendo feito sistematicamente pela gestão municipal desde 2013, com a realização de audiências públicas nos quatro distritos, na sede do município e também no bairro Mascarenhas, porém neste ano a pandemia de coronavírus está mudando a maneira de ouvir a população.

“Estamos atendendo as recomendações das autoridades de Saúde e decidimos mudar o sistema das audiências públicas, mas garantindo a participação da população via internet. Todos podem  participar da elaboração do orçamento de 2021 apresentando suas opiniões através do site oficial da Prefeitura”, explicou a secretária de Planejamento Fabrícia de Souza Passos.

Para o prefeito Neto Barros, as audiências públicas realizadas desde 2013 serviram de base para a elaboração do orçamento do ano seguinte, resultando sempre   em obras e serviços que a população indicava nos distritos e na sede.

“Infelizmente em 2020, com a crise sanitária, tivemos que mudar o sistema da população participar na elaboração do orçamento de 2021, mas nem por isso os habitantes de Baixo Guandu deixarão de ser ouvidos. Esta participação vai acontecer de forma diferente, com qualquer cidadão ou cidadã apontando pela internet o que considera importante a Prefeitura realizar em sua comunidade”, afirmou o prefeito Neto Barros.

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19, a Prefeitura de Baixo Guandu quer ouvir você, suas sugestões, que serão analisadas e poderão ser incluídas no Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021, que posteriormente será enviado para apreciação da Câmara Municipal.

As discussões em ambiente virtual respondem ao que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e ao mesmo tempo respeita o isolamento social, (Decreto Executivo 54, de 18 de março de 2020), que suspende a realização de eventos coletivos que impliquem em aglomeração de pessoas.

Como participar
A Prefeitura disponibiliza a partir de hoje um formulário, que ficará disponível até o dia 30 de junho, onde os moradores de Baixo Guandu podem expressar as suas indicações de obras e serviços para 2021. Para participar, clique na imagem abaixo:

Conhecendo o orçamento participativo

O guanduense pode conhecer mais de perto o que é o orçamento participativo e algumas obras importantes que foram e estão sendo realizadas em Baixo Guandu atendendo, desde 2013, opiniões e sugestões dos moradores. Confira abaixo e conheça melhor este sistema de participação popular:

Algumas obra executadas por sugestão da população durante as audiências públicas do orçamento

O novo SESP já foi entregue e está atendendo a população desde o final de 2018

A praça anexa ao SESP foi entregue em julho de 2019

Nova Prefeitura Municipal: inaugurada no dia 10 de abril/2020

A revitalização da ponte de acesso ao bairro São José beneficiou milhares de pessoas que por ali transitam diariamente

A nova praça do Jardim foi uma das primeiras obras a serem entregues na atual gestão

Mercado Municipal, obras estão aceleradas e até o mês de setembro os guanduenses vão usufruir deste espaço moderno

A construção da nova Praça São Pedro está em ritmo acelerado e será entregue até o mês de julho/2020