Prefeito assume em Brasília cargo de direção em associação nacional

O prefeito Neto Barros assume nesta terça-feria, (14/02), em Brasília, o cargo  de diretor financeiro da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas- a AMUSUH. O prefeito de Baixo Guandu foi eleito para um mandato de dois anos (2017/2018), sendo o primeiro chefe de Executivo capixaba a assumir cargo na direção executiva da associação.

A AMUSUH é uma entidade municipalista que atua há 22 anos no país, trabalhando sempre em defesa dos 175 municípios brasileiros que mantém em seu território uma usina hidroelétrica. Baixo Guandu está entre estas cidades com a Usina de Mascarenhas, inaugurada em 1974 e controlada pela EDP Escelsa.

A Associação defende ainda os interesses de  municípios brasileiros que tiveram áreas alagadas pelas barragens, totalizando 722 unidades municipais em diversos estados do país. Um dos destaques do trabalho  da AMUSUH é a articulação para melhorar as receitas oriundas da Compensação Financeira Pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH).

Este direito adquirido é para compensar as perdas das terras produtivas, fauna, flora, áreas ambientais e turísticas em razão da construção dos empreendimentos ligados à geração de energia elétrica.

Para o prefeito Neto Barros, que assume cargo na direção executiva da associação, a luta dos municípios geradores de energia elétrica é necessária, na medida em que empreendimentos desta natureza sempre causam impactos para a população. Neto disse que se sentiu honrado em ter seu nome lembrado para chefiar a diretoria financeira, o que coloca Baixo Guandu também como protagonista nesta luta desenvolvida há 22 anos pela associação.