Prefeito dá as boas-vindas à nova diretoria do CDL de Baixo Guandu

O prefeito Neto Barros recebeu em seu Gabinete, na última quarta-feira (25), a nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Baixo Guandu. Nas boas-vindas, o prefeito mostrou aos diretores recém-empossados vários índices positivos na economia do município. Presente também à reunião, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Clovis Rodrigues.

Apesar da crise econômica mundial, que tem refletido fortemente no Brasil, e das tragédias ambientais que desde 2013 insistem em assolar Baixo Guandu, como enchente, seca e a destruição do rio Doce pela lama vazada do reservatório da Samarco, o município continua avançando.

Neto Barros reiterou que mesmo com todos esses problemas, que acabaram refletindo negativamente no desempenho das vendas no comércio, Baixo Guandu conseguiu melhorar a arrecadação por conta da aprovação do novo Código Tributário Municipal, em vigor desde o ano passado.

NOVO CÓDIGO

Números mostram que a arrecadação do Imposto Sobre Serviço (ISS), a partir do novo Código Tributário Municipal, teve um superávit de R$ 1.512.010,80 em relação a 2013, mesmo que os valores cobrados no Código de 1980 fossem comparativamente maiores aos de 2014.

Advogados, contadores, médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos, autônomos de nível médio e de nível elementar, que pagavam sob o Valor de Referência do Tesouro Estadual (VRTE), R$ 2,6178, hoje pagam um valor fixo. E mais barato.

Outro tema importante abordado na reunião com os dirigentes da CDL foi a meta da PMBG em priorizar o pagamento dos servidores até o último dia útil do mês para contribuir no giro do dinheiro na cidade.

“A prefeitura é o maior agente motivador do comércio local. As ações que ela implanta refletem diretamente na circulação de dinheiro no comércio. As várias obras realizadas durante esses 03 anos mostram os avanços significativos que ajudam a alavancar a economia do município”, disse Neto Barros.

PRIMEIRA OPORTUNIDADE

O prefeito lembrou também os investimentos em qualificação profissional, capacitação de muitos guanduenses que hoje atuam no mercado local. Destacou ainda os eventos esportivos nacionais e internacionais, como a Copa A Gazetinha e o Campeonato Mundial de Parapente, que ajudam a alavancar o comércio na cidade.

Por fim, Neto Barros pediu ajuda aos empresários para que apoiem o Primeira Oportunidade, projeto que prevê um novo sistema rotativo de estacionamento na cidade, controlado por meninos e meninas guanduenses, de tamanha importância social para os jovens em condições de vulnerabilidade social.

Uma reunião, para tratar pontualmente do tema, foi realizada na manhã da última sexta-feira (27), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, onde foram apontadas também algumas reivindicações por parte dos diretores do CDL, dentre elas, maior número de vagas exclusivas para carga e descarga de mercadorias. Ficou acertado com os empresários que serão realizados alguns ajustes para contemplar a solicitação, aumentando a quantidade vagas. O novo projeto será apresentado à CDL em reunião ainda a ser definida.

“Estamos realizando políticas públicas planejadas para tornar Baixo Guandu cada vez mais competitivo e atraente a novos negócios, aumentando a circulação de renda no comércio local. Com maior número de postos de trabalhos formais, aumenta a demanda por produtos e serviços, e assim construímos o desenvolvimento econômico de nossa cidade e região”, disse Clovis Rodrigues.

NOVA DIRETORIA

Conheça a nova diretoria do CDL para o biênio 2015/2017